Desafio da TI para impulsionar o crescimento do negócio
Solucionando os desafios da sua empresa
A Tecnologia da Informação tem sido a mola propulsora para as empresas ganharem competitividade por meio da inovação e com isso seguirem crescendo. Os desafios podem ser superados com soluções que vão do cloud computing, passando por tecnologias para proteção de dados e analytics, até à Internet das Coisas (IoT), que conecta o físico ao digital e terá ainda mais impulso com o 5G, que chegou recentemente ao País.
Porém, a Transformação Digital das empresas passa por soluções que impactam a vida de colaboradores e de todo o seu “ecossistema” até chegar ao cliente. A começar por dentro das organizações, existem tecnologias que reduzam as ocorrências no trabalho causadas pelo estresse, o que melhora o clima e, consequentemente, ajuda a impulsionar os resultados.
Utilizando a Inteligência Artificial, é possível criar uma interação com os colaboradores das organizações, identificando hábitos, rotinas e gaps. E, a partir da coleta desses dados, promover pílulas de conhecimento individualizadas e dicas diárias de cuidados, que apoiam o funcionário a desenvolver melhores hábitos nas áreas fundamentais para o autocuidado, como controle da exaustão, nutrição, relacionamentos, finanças, saúde mental e física. Cuidar dessa camada promove às organizações a segurança de manter aqueles que proporcionarão seu crescimento o equilíbrio necessário para este desafio empresarial.
Nesta linha, a solução Corporate Wellness, desenvolvida pela SONDA, tem o objetivo de reduzir as ocorrências no trabalho causadas pelo estresse e visa melhorar o clima no ambiente corporativo.
Indo além das áreas internas das organizações, o impacto social também faz parte de um conjunto de desafios que a tecnologia pode apoiar. Um exemplo prático é uma solução específica para a indústria alimentícia, que contribui para o manuseio e cuidado dos alimentos, prolongando seu estado de qualidade e, consequentemente, reduzindo os índices de desperdício, além de custos e multas por parte dos órgãos auditores, gerando um processo produtivo mais sustentável e responsável, é uma maneira de lidar com demandas que impactam no meio em que vivemos.
Esta solução é baseada em Analytics, Inteligência Artificial e IoT, utilizados em todo o procedimento de produção e gestão de alimentos, conectando sensores e dispositivos que permitem monitorar temperaturas, energia, consumo e condições de insumos em ilhas, buffets e câmaras frigoríficas frias ou quentes, entre outros indicadores, que automatizam os alertas a anomalias e entregam os dados necessários para a geração de protocolos de produção mais eficientes, orientados para uma maior e melhor conservação dos alimentos e redução de perdas, são fatores que, por meio da tecnologia, fazem toda a diferença para os controles internos. O Connected Kitchen, também desenvolvido pela SONDA, apoia esse desafio específico da indústria alimentícia.
Inovar por meio de soluções que contribuam para a transformação tecnológica da sociedade, permitindo melhorar a qualidade de vida das pessoas, preservar o ambiente e usar de forma eficiente os recursos em prol do desenvolvimento sustentável são esforços que impactam positivamente as pessoas e o mundo, fazendo a diferença na rotina pessoal e profissional.
* Emerson Paliuco é diretor de Serviços Gerenciados da SONDA, maior integradora e líder em serviços de transformação digital na região.
***
Sobre a SONDA:
A SONDA é maior integradora e líder em serviços de transformação digital na região, com faturamento de US$ 1.062 bilhão em 2021 e mais de 13 mil colaboradores, com presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e Uruguai.