Como preparar a infraestrutura de TI do PDV para datas comerciais?
2021 traz uma nova expectativa sobre as datas comerciais importantes para o varejo. Veja como planejar a infraestrutura de TI do seu negócio.
As expectativas do setor de varejo para as datas comerciais mais importes do segundo semestre de 2021 estão mais altas em relação ao ano passado em decorrência da reabertura integral dos comércios e do progresso da vacinação contra a COVID-19.
Em um estudo realizado pela Conversion sobre a Black Friday neste ano, 87,75% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar na data. Um aumento em relação a 2020, onde 76,5% dos entrevistados possuíam intenção de compra na data.
Ainda que, neste mesmo estudo, boa parte dos consumidores manifestem preferência pelas compras online por medo do contágio da COVID-19, uma pesquisa solicitada pelo Facebook informa que eles também estarão atentos às estratégias das lojas físicas.
Isso demonstra que os pontos de venda físicos ainda possuem um valor considerável, principalmente se oferecerem uma experiência diferenciada e personalizada, além de preços competitivos em relação ao e-commerce.
Como preparar a infraestrutura de TI?
Planejamento é a chave para momentos críticos de qualquer negócio, principalmente nas datas comerciais que costumam trazer grande movimentação e necessitam de preparação para disponibilizar as melhores oportunidades e suprir as expectativas do consumidor.
Portanto, a preocupação deve ir além das promoções e seguir também para as manutenções preventivas e corretivas na TI no PDV do seu estabelecimento. Tais ações são o melhor caminho para evitar prejuízos e dores de cabeça no processo de vendas, aumentando a lucratividade e a satisfação.
A manutenção preventiva é um procedimento essencial para garantir o funcionamento correto de instalações, operações e estruturas dos lojistas de todos os tamanhos e segmentos. Trata-se de uma estratégia proativa que envolve o cuidado regular da rotina dos equipamentos para reduzir a probabilidade de falhas que podem gerar inatividades em aparelhos e sistemas.
Vale destacar que as soluções de TI para estas datas devem envolver gestão, funcionários e fornecedores dentro de um plano realizado com antecipação, pois pode expor uma série de problemas que acabam impactando na continuidade das operações.
Com um bom planejamento e cronograma de manutenção em mãos, é possível diminuir consideravelmente as possibilidades de falhas e a concentração de problemas nos equipamentos utilizados em tempo para as datas comerciais mais importantes do segundo semestre.
Para auxiliar o cumprimento de todo este plano de prevenção, principalmente nos estabelecimentos que possuem muitos equipamentos e estão em várias regiões do país, muitas empresas recorrem ao Field Service para organizar e executar as manutenções previamente.
Com o apoio de uma empresa especialista nessa modalidade de serviço, a equipe de TI da empresa pode focar apenas em seu core business. Logo, qualquer problema relacionado à TI — principalmente em datas importantes — pode ser resolvido por meio de um parceiro que oferece suporte especializado e, consequentemente, redução de custos na execução dos planos de prevenção.
A FindUP, por exemplo, oferece soluções de Field Service que podem ser solicitadas de maneira descomplicada. Desde um técnico de TI que pode ser acionado para ir até uma loja e prestar o atendimento necessário, até a execução de diferentes modalidades de projeto. Tornando assim, mais fácil a rotina de manutenções preventivas para as datas comerciais mais importantes.