Águas do Brasil acelera digital e assegura expansão com tecnologia Sensedia
Na esteira do novo marco regulatório de saneamento básico, Grupo prevê aumento da operação, apoiada em serviços digitais inovadores, robustos e escaláveis.
O Grupo Águas do Brasil atua no setor de concessões privadas prestadoras de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no País desde 1998. Conta com 13 concessionárias, localizadas em 15 municípios, para atender a mais de 4 milhões de pessoas.
No final do ano passado, o novo marco regulatório de saneamento básico, que permite ao Grupo participar de processos de licitação com empresas públicas, abriu um grande potencial de oportunidades de mercado, que poderão impulsionar o crescimento da operação. E então surgiu o grande desafio de acelerar a transformação digital, que já estava em curso, para criar serviços digitais inovadores, robustos e escaláveis.
“A todo momento tenho um desafio aqui de ampliar nossa capacidade de maneira significativa porque estamos participando de processos de licitação com maior frequência e precisamos levar nossas soluções tecnológicas para cobrir novas operações e cumprir contratos”, diz Rodrigo Maia, CIO do Grupo Águas do Brasil.
Quando chegou à Águas do Brasil, em 2018, Maia já se envolveu no programa Excelência Comercial, que tinha como objetivo rever processos, soluções e até a forma de atuar da área comercial. Essa movimentação exigiu muita integração e lançamento de canais digitais. E não demorou para somar a essas evoluções, a adequação da operação para não perder as oportunidades com o novo marco regulatório, em que a inovação de serviços faz toda a diferença na nova arena. Era preciso acelerar a transformação digital.
Acelerando o digital com APIs
Segundo Maia, a transformação digital certamente era o melhor e mais curto caminho para vencer os novos desafios. “A cada nova concessão que conquistamos, ampliamos o número de clientes. Então ter escalabilidade é crítico para o nosso negócio. Precisamos ter capacidade de escalar os serviços de maneira ágil e inteligente, com velocidade e custos adequados.”
A área de operações, assim como aconteceu na comercial, teve toda a sua estrutura revista, incluindo processos, soluções e a construção de produtos digitais. E então surgiu outro desafio: integração de diferentes sistemas. E mais: os novos com os existentes. Era preciso, segundo Maia, de uma solução capaz de viabilizar com segurança e velocidade a construção de produtos digitais e, em especial, integração.
“Em nossa busca, encontramos a Sensedia, um player nacional, porque damos preferência aos produtos nacionais. E ainda por tomarmos conhecimento de bons resultados com a sua solução em outras empresas.”
O primeiro desafio da Sensedia, prossegue Maia, foi o de ajudar com integração na jornada de construção de um novo canal digital, um app para suportar alguns serviços digitais para os clientes. “Ao longo dessa etapa de conhecimento da Sensedia, percebemos que a sua plataforma de APIs em cloud é muito amigável, intuitiva e de fácil adoção”, relata e acrescenta: “E, é claro, que a Sensedia nos apoiou em treinamento e na adaptação inicial de conhecimento da solução. Ficamos seguros para construir APIs”.
“Quando a gente fala de canais digitais, a adoção da Sensedia fica muito clara nas integrações. Um exemplo é um serviço da nossa agência virtual para emissão de segunda via de conta, essa integração vai desde site, app a atendimento pelo WhatsApp”, afirma o executivo.
Frutos da transformação
“A integração com app da Águas do Brasil, CRM, agência virtual do site, sistemas de atendimento e outros canais possibilitam hoje ao Grupo um atendimento de excelência, em linha com as novas exigências do cliente, cada vez mais digital, gerando melhor experiência e muita conveniência”, afirma Rafael Flexa, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Sensedia.
Além disso, complementa Maia, a aceleração do digital permitiu ingresso rápido de canais digitais na operação, que logo assumiram protagonismo natural durante a pandemia, e agora seguem no topo da preferência dos clientes. “Mesmo com nossas lojas físicas em funcionamento, os canais digitais hoje são nosso maior canal de atendimento e até encerramos algumas lojas.”
A estratégia de ter soluções de forma robusta é extremamente importante, diz Maia, e existem tecnologias que são extremamente habilitadoras de crescimento exponencial, e API é uma delas, ele afirma. “Diria que API e cloud são duas tecnologias que são muito importantes para nós por ter essa característica de trazer velocidade de entrega digital de produtos e também a capacidade de escalá-los de maneira rápida.”
Por meio da solução APIs em cloud, o Grupo passou a se apoiar em canais digitais, com crescimento de uso cada vez mais intenso, sem impacto de segurança ou descontinuidade. “Conseguimos escalar a nossa capacidade computacional muito rápido, atrelando o poder da API com o cloud”, finaliza o executivo, para quem sem o uso da plataforma de APIs em cloud teria problemas com infraestrutura para suportar o crescimento da operação hoje e no futuro que já bate à sua porta.