Podcasts

IT Forum Líderes com Maggie Ortiz, CIO da PUC-Campinas

Margareth Ortiz de Camargo – ou Maggie, como é mais conhecida – se encontrou cedo na tecnologia. Aos 17 anos estava no curso técnico de processamento de dados do Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Na Pontifícia Universidade Católica, poucos anos depois, se graduou em matemática.

Hoje, na mesma Campinas e na mesma PUC em que se graduou, é a principal liderança da área de tecnologia da informação. A CIO dirige o Núcleo da Tecnologia de Informação e Comunicação (NTIC) da universidade – além de ser uma das executivas de tecnologia mais respeitadas da área de educação no Brasil.

“Atualmente é muito tranquilo [ser mulher na TI]. O mundo mudou, as coisas melhoraram muito para as mulheres, que tiveram espaço oportunidade de mostrar sua força”, disse a executiva à repórter Laura Martins. “Mas no começo da minha carreira as coisas eram difíceis.”

Em entrevista ao IT Forum Líderes, Maggie conta como escolheu a área de tecnologia e quais desafios enfrentou ao se tornar uma CIO. Na PUC-Campinas há quatro anos, também lembrou como desenvolveu um olhar de inovação e como as mudanças impostas pela pandemia afetaram seu trabalho.