Plataformatec aprimora e desenvolve processos de plataforma de investimentos
Consultoria nas áreas de tecnologia e negócios acompanha o rápido crescimento da base de clientes da Easynvest para tornar a ferramenta mais ágil e efetiva
Na última década houve uma notória mudança na forma como a tecnologia é utilizada. Para suportar os novos padrões de acesso e atender o usuário que espera um sistema responsivo, empresas de todos os setores reestruturaram não apenas sua área de tecnologia, como a de negócios.
A Plataformatec, empresa de consultoria e desenvolvimento de software customizado, tem como um de seus pilares a consultoria ágil, que adiciona visão, modelo e conceito às equipes de seus clientes em todos os segmentos da indústria, revitalizando processos de forma a atender a atual demanda.
Um exemplo prático de como a tecnologia tem sustentado a infraestrutura de instituições de todos os setores, incluindo os mais tradicionais, como o financeiro, é a Easynvest, corretora que atua com Tesouro Direto, que aposta no digital desde 1999, quando lançou sua plataforma online. Hoje, quase 20 anos depois, suas operações são 100% digitalizadas para simplificar o modo como os brasileiros investem, tornando esse procedimento mais fácil e acessível.
Com o passar do tempo, os processos anteriormente manuais foram automatizados até chegarem ao modelo atual – ágil, para mapear a necessidade, traduzi-la internamente e oferecer a melhor experiência ao cliente. Neste quesito, a Easynvest contou com a consultoria da Plataformatec para auxiliar na reestruturação das técnicas adotadas.
“Atuamos internamente na companhia durante três meses com o propósito de estruturar os processos, as equipes e as métricas a serem utilizadas, além de acompanhar e avaliar o trabalho executado, dar consultoria e coaching para os cargos de liderança”, explica Hugo Baraúna, diretor de marketing e vendas da Plataformatec.
Ágil – de dentro para fora
Para colocar em prática a identidade ágil da Easynvest, a Plataformatec diagnosticou quais eram as lacunas, propôs soluções para enfrentá-las em um curto espaço de tempo e então iniciou as mudanças internas, proporcionando maior rapidez no processo de desenvolvimento, trazendo mais previsibilidade e agilidade nas entregas do time.
“O ágil é a metodologia na qual acreditamos e são nas equipes multifuncionais que vemos uma grande oportunidade de organizar e alavancar ainda mais o negócio”, enfatiza o CEO, Marcio Cardoso. Os times foram formulados e estruturados no modelo de células multifuncionais para atender demandas específicas, assegurar a qualidade de entrega do serviço com dinamismo, autonomia e especialização em uma determinada funcionalidade ou parte da plataforma.
A equipe de desenvolvedores, por exemplo, que há dois anos era composta por três profissionais, hoje conta com 40. Eles participam de reuniões quinzenais de alinhamento e estão mais integrados com as outras áreas da empresa. A relação passou a ser orientada pela previsão e visibilidade e, não mais pela pressão da entrega, o que traz valor agregado ao negócio.
Outro ponto de destaque são as métricas. Com a parceria e consultoria da Plataformatec, estruturou-se métricas factíveis, as quais medem produtividade e velocidade para controle de demanda e planos de ações mais efetivos. Desta forma, o cenário interno passou a não só ter visibilidade e previsibilidade em suas entregas, mas também segurança no que está no ar.
E não foi apenas nas questões do ágil que a Plataformatec auxiliou a Easynvest em sua reestruturação. A equipe apoiou as questões de negócio do C-level, funcionando como um mentor do CTO na tomada de decisões estratégicas, transferência de know-how e capacitação entre os membros das equipes. Assim como mostrou as atribuições de um head ágil: estruturar e proporcionar a mentoria agilista (daily + retrospectivas), participando, inclusive, do processo de contratação de um profissional e na transformação de talentos internos em agilistas.
“Acreditamos no digital e queremos estar cada vez mais presentes neste universo para os nossos clientes”, enfatiza Cardoso. “Hoje, a Easynvest está entre as maiores empresas de investimentos do país. Entretanto, queremos mais – estar entre as melhores empresas de tecnologia em qualquer área da indústria e, para chegar lá, o desafio é continuar na busca pelo desenvolvimento, capacitação interna, modelo e cultura voltados à tecnologia.”