Paula Bellizia: dispositivos ditam nosso dia a dia e isso é possível por conta da nuvem
Mobile-first, cloud-first. Essa é a proposta que a Microsoft tem abraçado nos últimos anos para a sua estratégia de atuação e foi essa a afirmação que Paula Bellizia, presidente da empresa para o Brasil, reafirmou durante a abertura do Microsoft Insights, evento que acontece nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, em São Paulo.
Essa é a primeira vez que a executiva se apresenta publicamente, depois de voltar para a empresa no final de junho deste ano. O foco principal da apresentação de Paula foi o tema “transformação”.
“Estamos em franca transformação, de modelo de negócios, de clientes e de consumidores. Todas as empresas e a sociedade estão se transformando e estamos próximos de um mundo com mais dispositivos que pessoas”, afirma a executiva, completando que os devices ditam o nosso dia a dia e essa possibilidade só foi possível por conta do surgimento da nuvem – um dos pontos fortes da estratégia da empresa. “O que temos de fazer é trazer plataformas e serviços de produtividade que possam atender às necessidades desse mundo e a nossa missão como empresa é que as pessoas e as corporações façam mais a partir da nossa tecnologia”, completou Paula.
Para entregar essa estratégia, a presidente destacou três “grandes ambições”, como ela mesma definiu: a primeira delas tem relação com a reinventar a produtividade e os processos de negócios. Nesse ponto a executiva lembrou um dos momentos mais marcantes da apresentação daquela que é considerada a maior rival da companhia: a Apple, que chamou a Microsoft ao palco para falar sobre o Office para o novo iPad Pro. “A Apple se referiu à Microsoft como a empresa que mais entende de produtividade”, disse. “Estamos reinventando esse ponto para qualquer plataforma. Isso significa que forneceremos a melhor experiência para qualquer plataforma, seja iOS, seja Windows.”
A segunda ambição é com relação à construção de uma plataforma de nuvem inteligente. “Com os dados hospedados na nuvem, eles podem vir até você por meio de machine learning, que entende hábitos de consumo e repassa informações de acordo com a demanda”, afirma. “Além disso, entramos com o conceito de cloud híbrida, com a qual conseguimos combinar o que é melhor para a empresa internamente versus a nuvem pública, sem esquecer da privacidade e segurança dos dados.”
Já como terceiro ponto, a empresa quer investir em tornar a computação mais pessoal. Para isso, disse a executiva, a companhia transformou o Windows 10 em um sistema como serviço, em que o cliente não precisa esperar anos para trocar seu produto. “E sim, temos a ambição de fazer com que os usuários amem o Windows”, completou a executiva.
Com o tema transformação, a Microsoft também chamou alguns convidados ao palco para comentar sobre o tema. Dentre eles estavam alguns nomes conhecidos, como o Maestro João Carlos Martins, que falou um pouco sobre transformação pessoal, e o jornalista Gilberto Dimenstein, que falou sobre a transformação da sociedade e das cidades por meio do capital humano e da tecnologia.
Por fim, Rico Malvar, cientista-chefe da Microsoft Research, subiu ao palco para falar sobre o futuro da tecnologia. O executivo fez uma demonstração da tradução em tempo real a qual a Microsoft está trabalhando para introduzir no Skype. Malvar conversava em português com um convidado nativo dos EUA, ao passo que a tecnologia fazia a tradução simultânea. “Inovação é um investimento de longo prazo e a Microsoft está apostando nisso”, encerrou o executivo, que foi responsável por liderar o desenvolvimento de produtos como a Hololens, o Kinect e a RoundTable.