O que inspira a inovação nas empresas brasileiras?

Author Photo
1:54 pm - 26 de outubro de 2017
inovação

Aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente foram os principais motivadores dos projetos inscritos na 17ª edição do prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, que reúne projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras. Boa parte dos projetos apresentaram questões ligadas à digitalização e automação de processos que, antes manuais, exigiam mais tempo, recursos e dinheiro.

Diante dos desafios crescentes e pressão por mais rapidez na tomada de decisão e no atendimento às demandas dos clientes, essas organizações buscaram investir em soluções de mobilidade, big data, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e computação em nuvem, como maneira de aumentar a produtividade com a elevação do nível de segurança e agilidade dos processos, além entregar novos serviços digitais que facilitam a vida dos clientes.

Confira os destaques de alguns setores para demostrar esses fatos de acordo com os cases inscritos:

Agronegócio e serviços relacionados

As iniciativas estão na digitalização de processos manuais, como: processo de pagamentos aos produtores para evitar fraudes, controle de documentos que ficam empilhados e desorganizados, controle de medição e pesagem de estoques. Outro ponto de destaque é o uso de IoT, que avança rapidamente no setor e gera benefícios como gestão mais eficientes dos ativos que vão desde o rastreamento do transporte das safras até o monitoramento das lavouras.

Bancos

O setor bancário continua se reinventando para atender a nova geração hiperconectada que realiza uma serie atividades “na palma da mão”. O volume de transações via smartphones, por exemplo, quadruplicou no País nos últimos três anos, atingindo o patamar de 21,9 bilhões de operações em 2016, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Nesse sentido, as propostas do setor partem para novas funcionalidades em aplicativos como, por exemplo, geolocalização para alimentar parâmetros de segurança e geração de senha para atendimento no banco físico com previsão de tempo e unidades próximas. Entres as iniciativas, surgiu um novo banco 100% digital com uma linguagem adequada e orientado para ajudar os clientes a tomarem as melhores decisões sobre quais produtos são mais adequados e como aplicar dinheiro a fim de alcançar objetivos futuros com orientações fáceis de entender.

Comércio atacadista e varejista

Com o objetivo de oferecer uma experiência de compra online e física, o comercio têm apostado em alternativas de mobilidade e analytics.

O uso de analytics, por exemplo, tem auxiliado no entendimento dos hábitos de compra, além de facilitar a geração de promoções e oferecimento de novos produtos.

Além disso, empresas do setor têm apostado novas funcionalidades em aplicativos para atender uma demanda de compra em grupo. Em especial nos atacadistas, a solução apresenta listas compartilhada e promoções especificas que se tornam vantajosa tanto para a rede atacadista, com o aumento do volume de vendas, quanto para os consumidores com melhores preços.

Já a combinação entre Analytics e Mobile se mostra poderosa. Em uma das iniciativas apresentadas no prêmio, o atendimento na loja física foi transformando e deu mais autonomia aos atendentes que assumiram a função de consultores para, analisar histórico de compras, oferecer outros produtos, iniciar e fechar a venda pelo aplicativo. Contudo, o resultado foi a eliminação de filas e extinção do modelo de caixa tradicional.

Seguradoras

Nas seguradoras, além do foco no atendimento, os projetos mostram a ampliação de vistorias previas em localidades cujo o serviço não é oferecido pela empresa, mas que, hoje, podem ser realizadas por aplicativo pelo próprio cliente com o auxílio de uma assistente virtual. Também a busca por soluções de monitoramento de veículos que foram automatizadas, assim, diminuindo o tempo entre o momento da ocorrência de sinistro até conhecimento por parte da seguradora.

Educação

Os esforços do setor, também estão voltados à digitalização de processos, como a robotização do processo de matricula e atendimento, redução ou eliminação do uso de papel, o uso da assinatura digital em documentos, novos recursos de armazenamentos seguro de dados e substituição e unificação de diversos sistemas que foram consolidados na nuvem.

Top 5 – Temas/tecnologias mais influentes por setor:

Grupo Setor/categoria Tema/Tecnologia
Indústria • Agronegócio e serviços relacionados
• Bens de consumo
• Indústria automotiva, autopeças e mecânica
• Indústria de alimentos, bebidas e fumos
• Indústria farmacêutica
• Indústria química, petroquímica, óleo e gás
• Plásticos, borracha, papel e celulose
• Siderurgia, metalurgia e mineração
1. Mobilidade
2. Big Data/Analytics
3. Cloud
4. IoT
5. Segurança
Infraestrutura • Indústria da engenharia e construção
• Utilities
1. Big data
2. Mobilidade
3. Cloud
4. Segurança
5. IoT
Comércio • Comércio atacadista e varejista 1. Mobilidade
2. Big data/Analytics
3. IoT
4. Cloud
5. Segurança
Serviços • Educação
• Holdings e Grupos Empresariais
• Indústria digital – TI e TELECOM
• Saúde (Hospitais, Clínicas etc)
• Serviços
• Setor público
• Transporte e logística
1. Mobilidade
2. Big data/Analytics
3. Cloud
4. Segurança
5. Inteligência artificial
Serviços financeiros • Bancos
• Seguradoras

1. Mobilidade
2. Big data/Analytics
3. Inteligência Artificial
4. Segurança
5. Cloud

Os CIOs apresentarão essas e outras iniciativas na praça Innovation Square durante o IT Forum Expo, evento promovido pela IT Mídia nos dias 07 e 08 de novembro, no Transamérica Expo Center, São Paulo (SP).

Faça sua inscrição para o IT Forum Expo: https://goo.gl/nrxvHH

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.