O próximo grande passo: atingir o cliente como indivíduo

A internet das coisas possibilitará que muitos e diversificados produtos se conectem à rede. Não se trata apenas de smartphones e tablets, mas sim de televisões, geladeiras e tantas outras coisas que permitirão acesso à internet. Esses equipamentos conectados contarão com armazenamento e sistemas de comunicação. Ou seja, mais pano pra manga quando o assunto é mobilidade, cloud computing, big data e social media.
As mudanças culturais na forma de consumo de informação, interação e compras também é um dos fatores-chave dos próximos passos de qualquer fabricante. Para a IBM, o próximo grande passo será atingir o cliente como indivíduo. Apenas com o casamento das tecnologias corretas isso será possível, diz Tom Rosamilia, vice-presidente sênior de sistemas, tecnologia e supply chain da provedora. Quanto mais aparelhos eles usam, mais informações devem ser capturadas e avaliadas para entender o comportamento das pessoas, nota o executivo.
Assine a newsletter da CRN.com.br
Siga a CRN.com.br no Twitter
Curta a Fan Page da CRN.com.br
?71% dos CEOs dizem que a tecnologia é a força externa mais importante para o negócio, segundo nosso CEO Study de 2012. Não é mais sobre custos. Eles estão agora focados em tecnologia e integração para fazer as coisas acontecerem?, pontua. ?O mundo está verdadeiramente orientado ao cliente e como atendê-lo de forma única.?
Com 10 bilhões de dólares em aquisições nos últimos três anos, a IBM acredita que pode ajudar as empresa a atingirem de forma assertiva e única seus clientes. A lista de compras inclui: Kenexa, Demandtec, Netezza, Algorithmics, Worklight e mais recentemente a SoftLayer. De acordo com Rosamilia, todas essas companhias possibilitaram a construção de uma infraestrutura capaz de ?fazer a diferença?. Aliás, nos últimos três anos, foram adquiridas 20 empresas.
?A oportunidade está aqui?, avalia o executivo, convocando os parceiros a fazerem a diferença na oferta e compreensão desse novo e gigantesco ecossistema. Temos a tecnologia para viabilizar o conhecimento aprofundado dos clientes?, acredita.
* O jornalista viajou a Las Vegas a convite da IBM
