Número de empresas inteligentes dobra em 2018

Pesquisa anual revela crescimento de investimentos em IoT e maior intercâmbio de dados em tempo real

Author Photo
10:02 am - 01 de novembro de 2018
Número de empresas inteligentes dobra em 2018

As empresas estão se tornando inteligentes? Segundo pesquisa realizada pela Zebra a resposta é sim. Em pesquisa anual, intitulada “Índice de Inteligência Empresarial”, a empresa constatou que o número de empresas que se enquadram na categoria “inteligente”, com mais de 75 pontos no índice geral, dobrou em 2018 em relação ao ano anterior. No total, 918 tomadores de decisão de IT foram entrevistados em nove países, incluindo os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, México, Brasil, China, Índia e Japão.

O estudo mede até que ponto as empresas atendem hoje os critérios que atualmente definem uma companhia inteligente. Em geral, o índice apresenta um aumento anual no investimento e na implementação da internet das coisas (IoT), destacando uma nova era.

Hoje, as empresas esperam menor resistência à adoção da tecnologia e um aumento em reconhecer os benefícios das soluções de IoT como um componente central para impulsionar o crescimento futuro de suas organizações.

Investimento em IoT

Segundo o levantamento, o investimento em IoT aumenta e a resistência à adoção diminui. O índice revela que, para as empresas pesquisadas, o investimento médio anual em IoT aumentou 4% em todo o mundo e 86% deles esperam que esse número cresça em um ou dois anos, prevendo um aumento de aproximadamente 11% a 20%.

À medida que os trabalhadores se tornam mais receptivos às novas tecnologias, o número de empresas que sentem alguma resistência em relação ao progresso de seus planos de IoT caiu de 75% para 64% em relação a 2017. No caso da América Latina, 91% das empresas participantes do estudo têm expectativa de crescimento do investimento em IoT no mesmo nível e 76% esperam uma diminuição na resistência.

As empresas estão capturando sua vantagem competitiva com endereçamento em tempo real. 52% das organizações em todo o mundo e 50% na América Latina dizem compartilhar as informações obtidas de suas soluções de IoT com seus funcionários em tempo real ou quase em tempo real.

Isso representa um aumento próximo de 37% em relação à pesquisa de 2017, o que demonstra a crescente necessidade de fluxos de trabalho colaborativos móveis. Além disso, quase três quartos (72%) das empresas latino-americanas pesquisadas, estabeleceram um plano para organizar e analisar dados. Fatores como a análise de informações em tempo real e a segurança foram relatados como os elementos mais importantes para o plano de gerenciamento de dados de uma empresa, com 71% e 75%, respectivamente.

Segurança como prioridade

Segurança é a prioridade mais importante para as empresas. As empresas estão adotando uma abordagem muito mais proativa e abrangente quando se trata de adotar padrões de segurança em suas soluções de IoT. O estudo revelou um aumento de 18% no número de empresas que constantemente monitoram a segurança de sua IoT para garantir privacidade e integridade em seus negócios.

Para a América Latina, esse número aumentou em 16%.
As empresas estão demonstrando maior confiança nos ecossistemas de soluções. 40% das empresas no mundo relataram usar um parceiro estratégico para gerenciar todo o seu ecossistema de IoT, crescendo 7% em relação ao ano passado.

Na América Latina, esse número também aumentou para 31% das empresas que possuem um provedor que as apoia na gestão. Essa dependência dos especialistas em gerenciamento de processos da IoT, como a plataforma Savanna da Zebra, é um indicador importante do compromisso de uma empresa em acelerar sua inteligência de dados e adotar um sistema IoT.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.