Para competir com OpenAI, X testa versão gratuita do chatbot de IA Grok
Ao abrir o Grok para usuários gratuitos, a xAI possivelmente busca ampliar a base de usuários e acelerar o ciclo de feedback para seus produtos
A rede social X limitou o uso do chatbot de IA Grok (construído pela outra empresa de Elon Musk, a xAI) aos seus usuários premium, que pagam pelo serviço. No entanto, a plataforma parece estar se preparando para abrir o acesso ao chatbot para usuários gratuitos. As informações são do TechCrunch.
Durante o fim de semana, diversos pesquisadores de aplicativos e usuários publicaram sobre uma versão gratuita do Grok sendo disponibilizada para pessoas em certas regiões.
O TechCrunch conseguiu confirmar que a X está, pelo menos, testando o acesso ao Grok para usuários gratuitos na Nova Zelândia.
Leia também: Slack: 35% dos brasileiros sentem desconforto para admitir uso de IA no trabalho
De acordo com um pesquisador conhecido como Swak no X, há limites no uso por enquanto: 10 consultas a cada duas horas com o modelo Grok-2, 20 consultas a cada duas horas com o modelo Grok-2 mini, e três perguntas de análise de imagem por dia.
Para usar o Grok gratuitamente, sua conta precisa ter pelo menos sete dias e estar vinculada a um número de telefone.
A xAI lançou o Grok-2 em agosto com capacidades de geração de imagens, apoiadas pelo modelo FLUX.1 da Black Forest Labs. No final do mês passado, a empresa também deu ao modelo a capacidade de entender imagens.
Todas essas funcionalidades estavam disponíveis apenas para os usuários Premium e Premium+ até agora. Ao abrir o Grok para usuários gratuitos, a xAI possivelmente busca ampliar a base de usuários e acelerar o ciclo de feedback para seus produtos, de modo a competir melhor com outros modelos do mercado, como o ChatGPT, Claude e Gemini.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!