Slack: 35% dos brasileiros sentem desconforto para admitir uso de IA no trabalho

Incerteza e medo ainda rondam uso de inteligência artificial no trabalho, mas tempo deve reduzir desconfiança, diz Slack

Author Photo
11:01 am - 12 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

No Brasil, 35% dos trabalhadores dizem se sentir desconfortáveis para admitir aos chefes que usam inteligência artificial no trabalho. Eles têm medo de perder o emprego e de serem vistos como incompetentes ou preguiçosos. O dado faz parte de um estudo recente do Slack, o Índice de Força de Trabalho.

Apesar das desconfianças com relação ao uso de IA no trabalho, 90% dos brasileiros sentem urgência em se tornarem especialistas em IA. No entanto, apenas 49% gastaram menos de cinco horas no total aprendendo a usá-la.

Leia também: Na América Latina, 55% dos CIOs dizem colher ganhos de produtividade da GenAI

“Muito do fardo foi colocado sobre os trabalhadores para descobrir a IA. É importante que os líderes não apenas treinem os funcionários para usá-la, mas também incentivem os funcionários a falar sobre isso e experimentar essa tecnologia abertamente”, diz em comunicado Christina Janzer, vice-presidente sênior de pesquisa e análise do Slack.

Para a executiva, a própria popularização dos agentes de IA, com funções e diretrizes bem definidas pelos departamentos de TI, devem ajudar com o tempo a aliviar essa “ambiguidade e ansiedade que muitos trabalhadores sentem em relação ao uso da IA no trabalho”.

A pesquisa ouviu 17.372 trabalhadores em 15 países do mundo, inclusive o Brasil, entre 2 e 23 de agosto de 2024. Foi conduzida pela Qualtrics com trabalhadores administrativos em tempo integral de várias áreas de negócio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.