X remove manchetes de notícias e impacta organizações

A remoção das manchetes pode ter implicações significativas para o setor de notícias e o uso do X como fonte de informações

Author Photo
6:49 pm - 05 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

Em uma nova mudança na plataforma X, o antigo Twitter, Elon Musk removeu automaticamente as manchetes dos links para sites externos, incluindo artigos de notícias, segundo informações do The Washington Post. No intuito de remodelar a plataforma de mídia social e reduzir o tráfego para outros sites, a plataforma mais usada nos EUA para consumo de notícias poderá alterar a experiência do usuário e complicar a vida de organizações de mídia.

A mudança faz parte de uma estratégia mais ampla do X para incentivar os usuários a permanecerem mais tempo na plataforma, desencorajando o acesso a links externos. Com a mudança, ao compartilhar links para sites externos, incluindo notícias, o X não exibirá mais as manchetes automaticamente geradas, mas apenas a imagem principal do artigo e o domínio da web correspondente.

Leia mais: CEO da X diz que empresa alcançará lucratividade até 2024

A mudança pode gerar impacto também nos links compartilhados que direcionam a sites não relacionados a notícias. No entanto, os anúncios pagos continuaram a apresentar manchetes, segundo analisou o WP.

Elon Musk já havia expressado seu desejo de tornar o X um destino de conteúdo exclusivo, afirmando que a otimização do tempo gasto na plataforma não favorece links externos. No entanto, críticos acreditam que essa ação pode prejudicar a experiência do usuário, tornando as postagens menos informativas.

Além disso, a mudança pode afetar a relação entre o X e as organizações de notícias, já que os links para artigos de notícias agora não incluem manchetes, disse Karin Wahl-Jorgensen, Professora de Jornalismo da Universidade de Cardiff, ao WP. Segundo ela, isso pode diminuir as taxas de cliques nos links e reduzir o engajamento dos usuários com notícias compartilhadas na plataforma.

Além disso, as mudanças recentes no X também incluem a reversão de políticas destinadas a combater a disseminação de desinformação, o que gerou preocupações em relação ao aumento do assédio digital contra minorias religiosas e étnicas na plataforma.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações do The Washington Post

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.