Womenwill, conheça o programa de empoderamento feminino do Google

O Google lançou o womenwill, programa para capacitar mulheres brasileiras a criar oportunidades econômicas, tornando-as confiantes e habilitadas para aproveitar o potencial do digital, seja iniciando um empreendimento, mudando de carreira ou encontrando um emprego.

O Brasil é o quinto país a receber o programa, informa a gigante de internet. Em 2017, o Google fez um piloto da iniciativa com cem moradoras de Paraisópolis e Brasilândia, em São Paulo, para entender quais as necessidades reais delas e construir um treinamento relevante e efetivo.

Em 2018, o programa ganha vida com iniciativas mensais no Campus São Paulo e as inscrições podem ser feitas no site da iniciativa. Serão 16 horas de treinamento, divididas em dois dias, focando especialmente em grupos femininos de minorias, como mães solteiras, transgêneros ou mulheres com deficiências. Esse conteúdo também será disponibilizado ao vivo no YouTube. O objetivo da empresa é capacitar 10 mil mulheres com um ano de projeto. A empresa adianta que, em breve, apoiará treinamentos para mulheres no Nordeste.

Cenário brasileiro

Quando o assunto é desigualdade econômica, o Brasil está em 91º lugar de 144 países no relatório de desigualdade de gênero elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em 2016. Essas distâncias foram ressaltadas devido à crise econômica e política que o país tem enfrentado nos últimos anos. Prova disso é o fato do desemprego entre as mulheres ser 30% maior na comparação com os homens.

Melhorar as habilidades das mulheres para lidar com o mundo digital ajudaria a alcançar igualdade no trabalho 40 anos mais rápido, segundo a consultoria Accenture. Por isso, conectá-las ao mundo on-line e fornecer as ferramentas necessárias para que possam usufruir ao máximo do digital é essencial para reverter o cenário brasileiro.

Investir na formação das mulheres é incentivar que encontrem novas oportunidades de trabalho, melhorem suas carreiras e abram seus próprios negócios. Além disso, é uma maneira de garantir crescimento para o país, pois o PIB poderia ser 30% mais alto se as mulheres participassem do mercado de trabalho na mesma proporção que os homens.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

15 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

15 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 dias ago