Como usar o WhatsApp para aumentar vendas no Dia dos Pais

Especialista da Getnet aponta vantagens competitivas para utilizar a ferramenta de pagamentos do aplicativo e conquistar mais clientes

Author Photo
2:09 pm - 12 de agosto de 2023
Imagem: Shutterstock

O Dia dos Pais é uma importante data para o varejo online. Em 2022, as compras para os pais no e-commerce resultaram em um faturamento de R$ 5,9 bilhões, segundo dados da Neotrust. Para especialistas do setor, a expectativa para o evento deste ano é ainda maior.

Para muitos lojistas, o WhatsApp é uma das ferramentas que permite agilizar o atendimento, mas também oferece um canal ágil para pagamentos. Em abril, o mensageiro da Meta lançou o serviço de pagamentos com cartão de débito, crédito e pré-pago entre pessoas e pequenos e médios estabelecimentos pelo próprio aplicativo.

O recurso complementa outro mais conhecido entre os usuários que é a transferência de dinheiro entre aqueles que utilizam o aplicativo.

Daniel Tafelli, Superintendente Executivo de Produtos Digitais da Getnet Brasil, empresa de tecnologia e soluções de pagamento, lembra que empreendedores podem se beneficiar com o WhatsApp Business para melhorar as vendas e o relacionamento com consumidores em datas comemorativas como o Dia dos Pais.

“Ao usar os pagamentos pelo WhatsApp, o estabelecimento pode criar um catálogo de produtos e serviços, incluindo seu preço, imagens e detalhes. Uma boa prática para essa data pode ser listar no catálogo os produtos de maior interesse e fomentar a comunicação pelo WhatsApp para incentivar as vendas”, destaca Tafelli.

Dia dos Pais: 10 ciberataques comuns nessa época do ano

Vale destacar que as vendas pelo WhatsApp Business são possíveis com cartões de crédito, débito e pré-pago. O recurso de pagamentos no WhatsApp Business é ativado pelo Meta Pay e processado pelo parceiro de pagamento.

Prezando pela segurança, os números dos cartões são criptografados e armazenados e, para cada nova transação, é necessário que o consumidor crie um PIN de pagamento. “É importante ler com atenção todos os termos de uso, seguir corretamente o passo a passo de cadastramento e informar o código do seu estabelecimento comercial para realizar o vínculo entre as contas”, reforça Tafelli.

Na lista a seguir, Tafelli destaca algumas vantagens competitivas que os lojistas terão ao utilizarem o WhatsApp em seus negócios.

1. Comodidade

Uma das principais vantagens do pagamento pelo WhatsApp é a comodidade que o empreendedor pode oferecer para os seus clientes. Em uma única conversa, você pode esclarecer dúvidas, ofertar produtos ou serviços e dar a opção de pagamento sem a necessidade de tirá-lo do ambiente do WhatsApp para concluir a transação. Além disso, o seu negócio ganha mais uma forma de venda agilizada, auxiliando o fluxo de caixa.

2. Segurança

Os números dos cartões são criptografados e armazenados com segurança. As pessoas devem criar um PIN de pagamento (ou biometria) e usá-lo para cada pagamento. Além disso, o número do cartão é tokenizado, com base nas tecnologias das bandeiras, para proteger os dados e reduzir o risco de fraude.

3. Simplicidade

O pagamento via WhatsApp pode simplificar as transações para as vendas realizadas por mensagens. Seu cliente não vai precisar sair da conversa e acessar o aplicativo do banco para realizar a compra, sendo necessários poucos toques na tela para concluir a transação.

4. Oportunidade

O uso do WhatsApp para pagamentos é oportuno para expandir a base de clientes. Segundo Tafelli, muitos consumidores já preferem usar o aplicativo para se comunicar com pequenas empresas, como lojas de vestuário e esportes, além de pizzarias e padarias, por exemplo. Sendo assim, concluir os pedidos oferecendo mais um meio de pagamento seguro pela ferramenta pode ser mais fácil para o seu time de vendas e atendimento.

5. Praticidade na Gestão

Você pode acompanhar o status do pagamento em tempo real na própria ferramenta. Assim, fica mais fácil se manter atualizado das vendas e garantir uma boa experiência ao seu cliente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.