WhatsApp libera pagamentos para empresas dentro do app; saiba usar
Recurso promete jornada de compra completa no aplicativo, sem que o consumidor precise sair de uma conversa
Pequenas empresas no Brasil agora podem recorrer ao WhatsApp para ter acesso a serviços de pagamento e transferência de dinheiro. Na prática, o recurso promete uma jornada de compra completa no aplicativo de mensagens, sem que o consumidor precise sair da conversa.
O recurso de transferência de dinheiro já estava disponível para pessoas no aplicativo desde 2021. No entanto, a funcionalidade para empresas foi autorizada apenas no início de março pelo Banco Central.
O recurso, segundo o WhatsApp, foi desenvolvido como uma plataforma aberta à participação de diversos adquirentes e emissores brasileiros, a partir dos arranjos de pagamento instituídos por Mastercard e Visa.
A funcionalidade promete tornar mais simples e rápido o pagamento a uma pequena empresa, sem a necessidade da geração de links externos para cobrança por cartão, abertura de outros aplicativos ou pagamento em dinheiro. Já os consumidores poderão usar cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa. Uma vez inseridos os dados do cartão, os consumidores podem finalizar as transações diretamente no chat.
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O WhatsApp lembra que para as empresas terem acesso ao recurso é preciso que elas utilizem o aplicativo WhatsApp Business. A ferramenta é gratuita e oferece outras funcionalidades para os pequenos negócios.
Os bancos e instituições financeiras participantes, cujos cartões de débito, crédito e pré-pagos poderão ser utilizados pelos usuários no serviço de pagamentos no WhatsApp são: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, CAIXA, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. Os cartões Itaú passarão a ser aceitos em breve.
A funcionalidade chega de forma gradual às empresas, com o WhatsApp informando que todos os negócios cadastrados no WhatsApp Business terão acesso ao serviço, sem especificar uma data para isso.
Como usar
A partir de hoje, os consumidores que estejam com seu WhatsApp atualizado já podem fazer pagamentos para as empresas que tiverem habilitado o serviço.
Para consumidores
- Você precisará adicionar um cartão de débito, crédito ou pré-pago compatível para fazer pagamentos para empresas no WhatsApp.
- Para isso, comece abrindo o WhatsApp e navegue até a página inicial de “Pagamentos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pagamentos”.
- Para criar uma conta, toque em “Adicionar forma de pagamento”.
- Crie um PIN de pagamento; você o usará para confirmar seu pagamento todas as vezes. Se compatível com seu sistema operacional, você também pode definir sua impressão digital ou reconhecimento facial.
- Insira seus dados (por exemplo, nome completo, CPF, CEP) para a verificação de sua identidade.
- Depois, insira as informações do cartão para adicioná-lo na ferramenta e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou aplicativo do banco. Uma vez verificado, você pode usá-lo para fazer pagamentos.
- Você pode pagar empresas que já estejam habilitadas para receber pagamentos no WhatsApp. Para isso, você receberá um pedido da empresa com os produtos escolhidos. Toque em “Revisar e pagar” para revisar os detalhes da solicitação. Para pagar, toque em “Proceder ao pagamento” e escolha o seu método de pagamento. Confirme o cartão com o qual deseja pagar e insira seu PIN ou biometria para enviar seu pagamento. Você poderá ver o status do pagamento diretamente no chat ou na página inicial “Pagamentos”.
Pequenas empresas
Usando a versão atualizada do WhatsApp Business, a empresa precisará vincular uma conta de um dos adquirentes compatíveis para aceitar pagamentos de clientes com cartão de crédito, débito e pré-pago.
- Comece abrindo o aplicativo WhatsApp Business e navegue até a página “Pedidos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pedidos”.
- Para aceitar pagamentos com cartão para os pedidos de seus clientes, toque em “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento”.
- Vincule sua conta no adquirente selecionando o parceiro com o qual deseja processar seus pagamentos. Se você ainda não tiver uma conta com um adquirente compatível, precisará criar uma primeiro.
- Para concluir o processo de vinculação, insira o e-mail ou ID associado à sua conta no adquirente e você receberá um código de confirmação nos métodos de contato associados à sua conta. Insira este código e revise/confirme as informações (por exemplo, nome da empresa, nome do proprietário, conta) associadas ao adquirente para concluir o processo de vinculação.
- O WhatsApp informa que, dependendo do adquirente, pode levar alguns dias para que sua conta esteja vinculada e pronta para aceitar pagamentos. Caso tenha algum problema ao vincular sua conta, entre em contato com seu adquirente.
- Os clientes podem enviar mensagens sobre os itens do catálogo ou enviar um carrinho com os itens nos quais estão interessados. Você pode, então, criar um pedido com os itens do catálogo para que eles paguem.
- Você pode gerenciar todos os pedidos de seus clientes e ver os status de pagamento em tempo real dentro do aplicativo WhatsApp Business e emitir reembolsos por meio do painel de controle do seu adquirente.
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