WhatsApp ganha chatbot que verifica fake news sobre Covid-19

Recurso lançado pela International Fact-Checking Network já reúne mais de 2 mil checagens sobre a pandemia

Author Photo
2:00 pm - 04 de agosto de 2020
Whatsapp chatbot fake news

A luta contra as notícias falsas que correm pelas redes sociais ganhou um novo aliado.  A International Fact-checking Network (IFCN) lançou nesta terça-feira (4) a versão em português de seu chatbot que verifica fake news no WhatsApp. A novidade foi desenvolvida para enfrentar o desafio da desinformação, em especial, durante a pandemia do novo coronavírus.

Além disso, a iniciativa quer aproximar os cidadãos dos checadores de fatos independentes. A IFCN é uma aliança global que reúne, no Poynter Institute, mais de 90 organizações que se dedicam à verificação de fatos. O chatbot contra fake news já atua no WhatsApp nos idiomas inglês, espanhol e hindi. Ou seja, com a versão em português, a organização espera tirar dúvidas sobre Covid-19 no Brasil, um dos maiores mercados do app de mensagens.

Leia também: Os 7 profissionais de tecnologia mais demandados durante a pandemia

Utilizando o serviço, é possível verificar se as informações que foram recebidas sobre a doença são falsas, parcialmente falsas, enganosas ou sem evidências. Assim, os usuários também podem consultar as últimas checagens feitas e fazer buscas em acervo, usando palavras-chave.

Como usar

O chatbot que verifica fake news em português da IFCN é gratuito. Para interagir, basta salvar o número +1 (727) 291 2606 na agenda de contatos do telefone e enviar a palavra “oi” ou “olá” para iniciar a conversa em português. Outra opção é recorrer diretamente ao link da instituição.

Vale lembrar que a versão em português do chatbot é um projeto da IFCN com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.