O aplicativo de mensagens WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights – NUMA, formado por professores e alunos da ESPM. O objetivo do estudo era entender o impacto da utilização dos apps na rotina dos consumidores no decorrer do período de isolamento social.
Segundo a pesquisa, o WhatsApp foi utilizado por 97% das pessoas consultadas. Em seguida, vêm o Instagram (88%) e o YouTube (75%). Entre as opções de streaming, o Netflix foi o mais usado por 68% dos entrevistados, e a plataforma de reuniões virtuais Zoom por 52% da amostra. O app de delivery do iFood foi o mais usado de sua categoria por 41% dos pesquisados.
De acordo com os pesquisadores, é possível fazer uma relação dos aplicativos mais utilizados com as experiências mais buscadas pelo consumidor nesses tempos de pandemia. Distração ficou na liderança com 73%, seguida por bem-estar (58%), sentimentos positivos (56%) e controle da ansiedade (48%).
Por meio de técnicas de análise estatística e correlação de dados, a pesquisa identificou alguns sentimentos provocados pelos aplicativos durante o seu uso. “Nas mulheres há um aumento da ansiedade, do estresse e do cansaço, e os homens apresentam mais sentimentos positivos”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. Sobre o perfil etário é possível identificar que pessoas acima dos 45 anos usam mais os aplicativos para manter contato com amigos e familiares, pessoas entre 25 e 34 anos são as que mais pedem comida por aplicativos e os mais jovens, de até 17 anos, preferem apps de filmes, séries e vídeos.
Na amostra de 387 respondentes, 60% são mulheres, 51% são estudantes e 27% têm renda familiar mensal acima de 20 000 reais. A pesquisa considerou respostas múltiplas.
A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…
A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…
A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…
A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…
Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…
Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…