Notícias

Como a pandemia transformou a experiência da ASUG Brasil

Você já ouviu em algum lugar que a transformação digital foi acelerada por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, não foram só as companhias que precisaram ajustar ao cenário diferente. Com mais de 20 anos, o maior grupo de usuários SAP da América Latina, a ASUG Brasil precisou rever seus conceitos.

A associação nasceu como uma forma de trocar experiências sobre o ERP. Duas décadas depois, a ASUG Brasil percebeu que era o momento de uma transformação total. Portanto, otimizou seus processos, modernizou suas plataformas, criou novos canais, formatos de diálogo e perfis de público, visando entregar de maneira mais ágil, interativa e abrangente o que há de melhor em conteúdo SAP a seus associados.

Quem conta a experiência é o presidente da associação Wellington Brigante: “A ASUG precisava crescer e, para isso, foi necessário ampliar sua visibilidade e gerar mais valor a seus associados. Mas, por onde começar?”.

Design Thinking no caso

A primeira ação para associação foi um processo de design thinking, no qual a diretoria, junto com representantes de associados clientes e parceiros, estabeleceu desafios para o crescimento da associação. Nessa “parada estratégica”, foram definidas forças, fraquezas, expectativas e ideias para o planejamento estratégico da ASUG. A associação colocou como foco sustentabilidade financeira, geração de valor aos associados, fortalecimento da marca, crescimento da associação e relacionamento com a SAP.

“Sem dúvida, a melhor decisão foi elaborar o planejamento estratégico da ASUG com base no Design Thinking, ouvindo nossos associados clientes e parceiros”, avalia o Brigante. Assim, as mudanças proporcionaram uma nova experiência ao usuário. “Tínhamos uma plataforma digital moderna, com potencial, mas pouco atrativa e subutilizada. Agora, apresentamos o que há de mais novo e funcional em termos de plataforma digital para os associados”, explica.

Para fortalecer o relacionamento com os CIOs de empresas usuárias SAP, foi criada uma iniciativa chamada Conexão ASUG, um papo reto através de lives com a participação dos diretores da entidade. A associação também desenvolveu estratégias para estar mais próxima dos parceiros de implementação do ERP, criando o Comitê Executivo de Parceiros, com o objetivo de aproximar o ecossistema.

A ASUG também deve iniciar um benchmarking com a a ASUG dos EUA para referências. Além disso, a associação buscou nas principais mídias sociais referências que geram conteúdo SAP de forma individual. “Aproximamos essas pessoas da associação e criamos o grupo de influenciadores digitais ASUG, com o objetivo de gerar e divulgar conteúdo qualificado próprio dos influenciadores e da ASUG na plataforma digital a todo ecossistema SAP, sendo associados ou não”, explica o presidente.

Abraçando as lives

A pandemia afetou diretamente a ASUG, uma vez que um de seus pilares, de levar conteúdo qualificado a seus associados, por meio de reuniões presenciais. Assim, a decisão foi abraçar o formato digital em lives, mantendo o mesmo nível de qualidade, porém, incorporando segurança, disponibilidade, escalabilidade e acessibilidade. Todas elas têm seus conteúdos gravados e publicados na plataforma digital da ASUG. Até o momento, já foram realizadas 54 transmissões ao vivo SIGs (grupos de estudo temáticos) e de parceiros, com mais de 2 mil participantes.

Leia também: Como ter sucesso na comunicação digital?

O processo tem seu principal passo na Conferência Anual da ASUG, maior evento independente de usuários SAP da América Latina, que foi reinventado para o formato 100% digital, conta Brigante. Com isso, é possível incorporando novos atrativos e diferenciais para participantes e parceiros patrocinadores.

O evento acontece entre os dias 18 e 28 de agosto. A agenda foi disposta de maneira espaçada ao longo do dia, justamente para flexibilizar a participação dos usuários e não comprometer a rotina diária. Estão previstas sessões durante as manhãs, tardes e sessões executivas em algumas noites com CIOs, parceiros e influenciadores.

Os participantes estarão inseridos em uma dinâmica de gamificação durante a Conferência, e aqueles mais ativos e engajados serão premiados. “Estamos em um novo momento. A ASUG inovou e transformou-se em ASUG Digital. A Conferência ASUG Digital será o marco de uma nova era no ecossistema SAP”, convida Brigante.

Os interessados em experimentar a conferência anual da associação e presenciar esse case de transformação digital em primeira mão e ao vivo pode conferir mais informações no site oficial da ASUG Brasil.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

11 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

13 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

14 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

15 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

16 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

16 horas ago