Notícias

WhatsApp é o app mais usado na pandemia, aponta estudo da ESPM

O aplicativo de mensagens WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights – NUMA, formado por professores e alunos da ESPM. O objetivo do estudo era entender o impacto da utilização dos apps na rotina dos consumidores no decorrer do período de isolamento social.

Segundo a pesquisa, o WhatsApp foi utilizado por 97% das pessoas consultadas. Em seguida, vêm o Instagram (88%) e o YouTube (75%). Entre as opções de streaming, o Netflix foi o mais usado por 68% dos entrevistados, e a plataforma de reuniões virtuais Zoom por 52% da amostra. O app de delivery do iFood foi o mais usado de sua categoria por 41% dos pesquisados.

De acordo com os pesquisadores, é possível fazer uma relação dos aplicativos mais utilizados com as experiências mais buscadas pelo consumidor nesses tempos de pandemia. Distração ficou na liderança com 73%, seguida por bem-estar (58%), sentimentos positivos (56%) e controle da ansiedade (48%).

Por meio de técnicas de análise estatística e correlação de dados, a pesquisa identificou alguns sentimentos provocados pelos aplicativos durante o seu uso. “Nas mulheres há um aumento da ansiedade, do estresse e do cansaço, e os homens apresentam mais sentimentos positivos”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. Sobre o perfil etário é possível identificar que pessoas acima dos 45 anos usam mais os aplicativos para manter contato com amigos e familiares, pessoas entre 25 e 34 anos são as que mais pedem comida por aplicativos e os mais jovens, de até 17 anos, preferem apps de filmes, séries e vídeos.

Na amostra de 387 respondentes, 60% são mulheres, 51% são estudantes e 27% têm renda familiar mensal acima de 20 000 reais. A pesquisa considerou respostas múltiplas.

Aplicativos Mais Utilizados

  • 97% WhatsApp
  • 88% Instagram
  • 75% YouTube
  • 68% Netflix
  • 55% Facebook
  • 52% Zoom
  • 41% iFood
  • 24% Amazon Prime Video
  • 23% TikTok
  • 16% Microsoft Teams

Utilidade dos Aplicativos

  • 77% Passar o tempo vendo vídeos
  • 73% Conversar com amigos e família
  • 50% Trabalhar em casa
  • 49% Estudar em casa
  • 41% Reduzir o estresse
  • 38% Aprender algo novo
  • 37% Pedir comida delivery
  • 18% Fazer compras
  • 14% Jogar em grupo
  • 4% Outros

Sensações Relacionadas ao Uso dos Apps

  • 73% Distração
  • 58% Bem-estar
  • 56% Sentimentos positivos
  • 48% Ansiedade
  • 48% Produtividade
  • 41% Cansaço
  • 38% Estresse
  • 28% Solidão

 

Recent Posts

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

10 minutos ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

30 minutos ago

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para…

2 horas ago

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA

“Apesar do meu nome, eu não gosto de projetos faraônicos”, foi com esse tom de…

2 horas ago

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

4 horas ago

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

6 horas ago