Volvo vai testar carros autônomos com clientes em 2017

Author Photo
4:35 pm - 23 de fevereiro de 2015
Volvo vai testar carros autônomos com clientes em 2017
2020 será o ano dos carros autônomos. Ao menos esse foi o prazo dado por montadoras para colocar na rua automóveis do tipo. Para a Volvo, não será diferente. A empresa quer eliminar lesões graves e mortes em seus carros. E o caminho para reduzir acidentes? Eliminar motoristas humanos a partir de carros autônomos.  

Para conquistar esse objetivo, a Volvo terá de caminhar rapidamente. É por isso que, em 2017, segundo informações da publicação Wired, a fabricante planeja lançar o ‘Drive me’, que vai colocar cem clientes em carros com capacidades autônomas e deixá-los soltos em vias públicas em Gotemburgo, na Suécia, sede da empresa.

“É relativamente fácil construir e demonstrar um conceito de veículo que dirige sozinho, mas se você quiser criar um impacto no mundo real, tem de projetar e produzir um sistema completo, seguro, robusto e acessível”, diz Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo.

De acordo com a fabricante, o modelo XC90 SUV da Volvo, que estará à venda ainda neste ano, já com funcionalidades semiautônomas. A função de freio do veículo, por exemplo, impede manobras arriscadas que põem pessoas em perigo. O carro pode, automaticamente e com segurança, seguir o carro da frente, parar e andar. Também pode estacionar sozinho.

A Volvo não especificou todas as capacidades que veículos com ‘Drive me’ terão, mas diz que o “sistema de produção viável” será capaz de lidar com uma variedade de cenários, “a partir da comutação suave para situações de tráfego e de emergência”. 

O objetivo do ‘Drive me’ é ver como a tecnologia se comporta em condições do mundo real, como ele se move perto de carros dirigidos por humanos, e quais as condições que ele pode lidar. Isso vai dar a Volvo mais dados para ajustes finos do sistema, e os reguladores terão uma melhor compreensão de como a autonomia pode ser permitida em vias públicas.
“Não vamos lançar o carro até que tenhamos provado que ele é suficientemente seguro“, diz Coelingh. Segundo a montadora, 2017 é uma meta alcançável para que isso aconteça.
 
Se tudo correr bem, a Volvo planeja ampliar o projeto para além das ruas de Gotemburgo. Os próximos destinos, de acordo com a empresa, poderão ser Estados Unidos e Inglaterra. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.