Vivo obtém licença do Banco Central para atuar como fintech de crédito
Segundo a operadora, autorização traz maior flexibilidade. Promessa é de novos serviços de crédito nos próximos meses
A operadora Vivo anunciou nessa segunda-feira (2/9) que obteve, por meio da empresa controlada indiretamente Vivo Pay Sociedade de Crédito Direto, licença do Banco Central para atuar como fintech de crédito. A permissão é considerada um marco importante para a Vivo, pois, segundo a própria empresa, dá mais flexibilidade para desenvolver serviços e aumentar a eficiência de sua operação de fintech.
“Esta é uma evolução natural da jornada da Vivo na vertical de serviços financeiros”, diz Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech, lembrando que a empresa começou a operar com produtos financeiros em 2020. “Aliando nossa amplitude de canais, o poder da marca e nossa alta capacidade de processamento de dados (…), provamos diversos serviços ao longo dessa jornada”, diz.
Leia também: Topaz anuncia autorização do Banco Central para atuar como provedor de serviços de TI
Segundo a Vivo, nos próximos meses a empresa vai anunciar novos serviços financeiros nesse capo, todos sob a marca Vivo Pay. Entre eles uma conta digital destinada à base de clientes com benefícios específicos, além de produtos de crédito.
Vivo Pay
A Vivo diz ter concedido R$ 446 milhões em empréstimo pessoal no mês de junho, aumento de 62,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. E recentemente lançou outros serviços de crédito, incluindo parcelamento de Pix e antecipação do saque-aniversário do FGTS.
O portfólio do Vivo Pay inclui ainda seguro para celulares e outros dispositivos, como tablets e notebooks. Nos 12 meses entre julho de 2023 e junho desse ano, as receitas com serviços financeiros da Vivo somaram R$ 450 milhões, crescimento de 26,9% na comparação anual, informa a empresa.
Segundo a empresa, a estratégia para alavancar os serviços de crédito é usar o app da Vivo, usado por oito a cada 10 clientes da empresa, segundo ela própria. Assinantes podem contratar e gerenciar o portfólio financeiro por meio desse aplicativo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!