Visa lista os 4 principais golpes de pagamento contra consumidores

Empresas também estão na mira dos atacantes, diz empresa de pagamentos. Prejuízos aumentaram

Author Photo
10:30 am - 28 de março de 2024
golpes digitais visa Imagem: Shutterstock

A Visa lançou anunciou essa semana o lançamento da edição do segundo trimestre de 2024 do Relatório Semestral de Ameaças. O documento lista as principais ameaças contra consumidores e empresas do mundo todo no que se refere a pagamentos. E conclui que os atacantes seguem mirando o ponto mais vulnerável: o ser humano.

“O uso de IA generativa e outras tecnologias emergentes têm tornado os golpes mais convincentes do que nunca, gerando perdas sem precedentes para os consumidores”, explica em comunicado Paul Fabara, Chief Risk Officer da Visa.

Leia também: Autenticação biométrica: uso da ferramenta deve crescer cerca de 400% até 2027

O relatório indica que, embora o número de fraudes denunciadas por pessoas físicas tenha diminuído entre junho e dezembro de 2023, a perda monetária total aumentou. Isso indica, diz a empresa, que os golpistas têm praticado fraudes mais eficazes e caras contra as vítimas.

Os principais golpes praticados foram, segundo o estudo:

Abate do porco (pig butchering)

Aproveitando datas especiais como o Dia dos Namorados e a véspera de Ano Novo, os golpistas se valem das redes sociais e sites de relacionamento para convencer vítimas a entrar em um relacionamento online e investir em plataformas falsas de negociação de criptomoedas. Esse tipo de golpe usa IA para criar campanhas mais convincentes e já gerou prejuízos de bilhões de dólares.

Segundo o estudo da Visa, 10% dos adultos entrevistados foram alvo desse tipo de golpe.

Golpes de herança

As vítimas são contatadas por um escritório de advocacia ou outra entidade profissional aparentemente legítima e informadas de que são beneficiárias de uma herança deixada por um parente do qual não tinham notícias. É exigido sigilo e o fornecimento rápido de informações pessoais, além de um pagamento inicial para garantir os ganhos futuros.

Golpes de ajuda humanitária

Os golpistas se aproveitam de tragédias para pedir doações por meio das redes sociais, lesando os doadores.

Fraude de triangulação

Golpistas criam lojas online falsas e oferecem produtos de alta procura por um baixo preço, a fim de coletar informações de pagamento das vítimas. Estabelecimentos comerciais legítimos enviam os produtos comprados online, mas as informações de pagamento do comprador já estão comprometidas.

Ameaças contra empresas

O estudo da Visa identificou também tendências de fraude organizacional. Cadeias de abastecimento e serviços terceirizados têm sido cada vez mais visados por campanhas criadas para maximizar o impacto de uma violação. Fraudadores estão usando IA para identificar vulnerabilidades nos controles de fraude implementados por bancos.

“Os ataques de fraude de Autorização de Devolução de Compra (Para, na sigla em inglês) aumentaram 83% em relação ao mesmo período do ano passado”, diz Fabara. “Cada ataque bem-sucedido levou a potenciais perdas de cerca de US$ 115.000 para os bancos. Além disso, os casos de ransomware aumentaram 300% entre junho e dezembro de 2023, se comparados ao mesmo período de 2022.”

Segundo ele, a Visa prevê que o ransomware continuará mirando infraestruturas críticas, incluindo organizações financeiras, no próximo ano.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.