Categories: Notícias

Virtualização de data center alcança economia de 50% para a ABTRA

A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), responsável pelo processamento do sistema que permite o controle das transferências de cargas do operador portuário para os recintos alfandegados bem como disponibiliza informações sobre as cargas que trafegam nos portos, buscava mais produtividade e velocidade em seus sistemas. A estratégia, para isso, foi a adoção de servidores IBM, com a contratação de uma solução de virtualização.

Foram implementadas as tecnologias PureFlex com lâmina Power e de um sistema de armazenamento Storwize V7000, da IBM. Com isso, verificou-se expressiva melhora no processamento das operações, que necessitam de escalabilidade da infraestrutura para dar suporte à crescente demanda – hoje a ABTRA processa 3 terabytes de dados, e a previsão é que esse número salte para 14 nos próximos dois anos.
A adoção da tecnologia já representou uma redução de 50% no investimento necessário para manutenção e gestão do data center. Além disso, a centralização dos sistemas acarretará em redução de mais 30% no consumo de energia elétrica. A longa vida útil dos equipamentos, de aproximadamente 15 anos, foi determinante para a decisão de compra.
“Nossa perspectiva é que, futuramente, os sistemas se apresentem como uma Janela Única Portuária (JUP) operacional, integrando as informações necessárias aos órgãos de controle do comércio exterior em conformidade com o projeto Porto Sem Papel, do Governo Federal. Também prevemos a implantação dos sistemas da ABTRA em outros portos públicos do País, em resposta à demanda do segmento”, planeja o gerente de Tecnologia da Informação da ABTRA, Vander Abreu.
O projeto foi financiado por meio de leasing financeiro em 36 meses pelo Banco IBM (maior financiadora do mercado de TI), o que possibilitou a diluição do custo total da solução em prestações mensais acessíveis e com taxas de juros competitivas.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

21 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

22 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

23 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago