Virtualização de data center alcança economia de 50% para a ABTRA

Author Photo
5:52 pm - 01 de abril de 2014
Virtualização de data center alcança economia de 50% para a ABTRA

A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), responsável pelo processamento do sistema que permite o controle das transferências de cargas do operador portuário para os recintos alfandegados bem como disponibiliza informações sobre as cargas que trafegam nos portos, buscava mais produtividade e velocidade em seus sistemas. A estratégia, para isso, foi a adoção de servidores IBM, com a contratação de uma solução de virtualização.

Foram implementadas as tecnologias PureFlex com lâmina Power e de um sistema de armazenamento Storwize V7000, da IBM. Com isso, verificou-se expressiva melhora no processamento das operações, que necessitam de escalabilidade da infraestrutura para dar suporte à crescente demanda – hoje a ABTRA processa 3 terabytes de dados, e a previsão é que esse número salte para 14 nos próximos dois anos.
A adoção da tecnologia já representou uma redução de 50% no investimento necessário para manutenção e gestão do data center. Além disso, a centralização dos sistemas acarretará em redução de mais 30% no consumo de energia elétrica. A longa vida útil dos equipamentos, de aproximadamente 15 anos, foi determinante para a decisão de compra.
“Nossa perspectiva é que, futuramente, os sistemas se apresentem como uma Janela Única Portuária (JUP) operacional, integrando as informações necessárias aos órgãos de controle do comércio exterior em conformidade com o projeto Porto Sem Papel, do Governo Federal. Também prevemos a implantação dos sistemas da ABTRA em outros portos públicos do País, em resposta à demanda do segmento”, planeja o gerente de Tecnologia da Informação da ABTRA, Vander Abreu.
O projeto foi financiado por meio de leasing financeiro em 36 meses pelo Banco IBM (maior financiadora do mercado de TI), o que possibilitou a diluição do custo total da solução em prestações mensais acessíveis e com taxas de juros competitivas. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.