Via inaugura programa com investimentos em três startups

GoPublic, Poupa Certo e byebnk fazem parte do recém-iniciado Via Next, de conexão do grupo varejista com startups

Author Photo
4:22 pm - 08 de setembro de 2021
Helisson Lemos, Via Helisson Lemos, Chief Innovation Officer (CINO) Marketplace da Via (Foto: Divulgação)

A Via – antiga Via Varejo – anunciou essa semana investimentos em três fintechs: GoPublic, Poupa Certo e byebnk. Juntas elas oferecem serviços que vão de soluções de crédito, pagamento, gestão e educação financeira e criptomoedas.

Os aportes, cuja soma não foi divulgada, marcam o início do programa Via Next, feito pelo grupo varejista em parceria com a Distrito. O objetivo é investir até R$ 200 milhões em startups nos próximos 5 anos por meio de Corporate Venture Capital (CVC).

Os investimentos anunciados nas três fintechs foram feitos por meio de convertible debt, em que o valor investido é considerado um empréstimo que pode ser convertido em ações. As três são em startups em estágio inicial, e a expectativa é que tragam retorno a longo prazo, além de contribuírem com a transformação digital da companhia.

Leia também: Open Finance é visto como oportunidade, mas desafia bancos médios

“O investimento da Via Next nessas três fintechs nos permite ganhar velocidade e fortalecer o ecossistema financeiro para nossos clientes, consumidores e para os lojistas do nosso marketplace”, explica Helisson Lemos, CINO/Marketplace da Via. “São investimentos com retornos financeiros ou impacto em nosso ecossistema no longo prazo, mas estamos animados com a possibilidade de interagir com elas a partir de agora para acelerar a velocidade da nossa transformação.”

A companhia afirma que há ainda diversas oportunidades para encurtar caminhos e destravar valores em seu ecossistema, além de gerar negócios que vão além do varejo.

Perfil das fintechs

Segundo a Via, a GoPublic oferece um ecossistema de soluções SaaS modular para facilitar a jornada de crédito e pagamentos. Atua com base no comportamento do cliente e no fluxo do crédito, com maior eficiência no uso de dados e maior utilização de algoritmos de alta precisão.

Já a Poupa Certo, que também opera no Peru, no Chile, na Guatemala e no México, é uma plataforma de gestão e educação financeira. Promete experiência totalmente digital com estratégia de gamificação para jornadas de educação financeira customizadas.

Por último, a byebnk é uma plataforma de gestão de investimentos em criptomoedas que busca dar aos clientes a possibilidade de investir em ativos tradicionais por meio da chamada “tokenização” (transformação de ativos financeiros em criptomoeda). Também trabalha com serviços de educação financeira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.