Maioria dos vendedores brasileiros não espera bater metas em 2023, diz Salesforce

Cenário de complexidade global influencia nas expectativas dos profissionais, avalia estudo

Author Photo
2:51 pm - 22 de janeiro de 2023

Os profissionais no Brasil estão tendo de se adaptar a um ambiente de vendas mais complexo, indicou novo estudo realizado pela Salesforce. Para 69% dos participantes da pesquisa, vender no País é mais difícil agora, o que demanda ações para se ajustar a um mundo mais competitivo e com recursos limitados.

Entre as maiores preocupações dos profissionais no mundo todo estão problemas da cadeia de suprimentos e a inflação. O cenário mais desafiador parece limitar também as expectativas dos profissionais. Menos de três em cada 10 vendedores esperam que sua equipe atinja suas metas este ano.

O estudo indica que as companhias estão se adaptando com o objetivo de concluir negócios mais rapidamente e fortalecer seus resultados. No entanto, os colaboradores se sentem atolados em funções administrativas, impedidos de realizar um trabalho mais próximo aos clientes e focado em vendas.

A pesquisa destaca, entretanto, que 75% dos profissionais estão confiantes na capacidade de sua organização de “retreinar” representantes para um novo cenário no setor. A consolidação de tecnologias que antes não eram utilizadas e a otimização do tempo para treinamentos podem ajudar as equipes a atingir metas difíceis em um mercado mais restrito.

A experiência do vendedor também deve ser foco. Segundo a Salesforce, empresas estão revisando programas de treinamentos e benefícios, enquanto otimizam plataformas e ferramentas de capacitação de vendas com o objetivo de preparar os seus funcionários a obterem mais sucesso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.