Veja 9 profissões no marketing digital que irão bombar no futuro

Redes sociais são o centro de diversas novas posições; confira algumas carreiras promissoras

Author Photo
12:48 pm - 25 de setembro de 2020
profissões marketing digital

A área de marketing digital é um dos setores que mais anda crescendo e, com isso, surgem novas profissões a todo momento. Tudo por conta do enorme potencial das redes sociais que já têm protagonismo na vida de muitas pessoas. As redes sociais fazem parte de uma “cadeia de profissões”, ou seja, basicamente uma gama de funções que trabalham entre si, formando um workflow para geração de conteúdo. Tá procurando um emprego? Confira algumas vagas curadas pelo time da Computerworld.

Abaixo 9 profissões que devem ficar em bastante evidência nos próximos anos no segmento de marketing digital:

Atendimento SAC 2.0

De maneira resumida, é a nova maneira de analisar e interpretar as ocorrências via redes, aproveitando-se das mídias sociais para receptar e responder às pessoas. E, através dessa análise, busca-se utilizar este novo SAC para atender melhor e com mais rapidez o consumidor.

Social Media Marketing

Função mais voltada para estratégia. Este profissional escolhe os melhores períodos para a postagem de um conteúdo já produzido, além de monitorar e documentar a polaridade das ocorrências, que serão enviadas à equipe do “SAC 2.0”.

Operador de Mídias

Responsável pelo manuseio do software e da agenda. Há lugares que não possuem essa função. Sendo assim, é o próprio Social Media Marketing supre essa necessidade.

Social Media Optimization

O criador de conteúdo que otimiza para as redes sociais, de maneira a fazer com que ela apareça com mais frequência e destaque nos mecanismos de busca das próprias redes. O SMO tem certa função de realizar um processo de SEO para as mídias, até porque, a geração mais jovem inicia a pesquisa nas redes sociais.

Estrategista de Marketing Digital

É possível dizer que é onde tudo começa, pois, o profissional, obrigatoriamente, terá uma visão ampla do que a empresa quer e do que acontece nas etapas seguintes, projetando assim, a melhor maneira de alcançar o objetivo pretendido pelos empreendedores.

Leia também: Essas são as habilidades que as empresas buscam nos profissionais hoje

Gerador de Conteúdo para Mídias Sociais

Versão da função de redator. Seu foco está mais voltado para o conteúdo publicitário: Analisa o que desperta a atenção, procura utilizar frases curtas e chamadas impactantes. Estes, inclusive, são os pontos que diferem essa profissão de um Redator tradicional.

Designer para mídias sociais

Faz uso dos principais softwares de edição e produção de imagens, para chegar em uma estética que represente com clareza e qualidade o que a empresa quer passar ao consumidor.

Coordenador de influenciadores digitais

Tem a função de captar influenciadores, formando assim um “leque” de opções Para cada campanha/postagem, existe um influenciador ideal e, com isso, o coordenador os designa para cada uma delas.

Influenciador digital

Uma das profissões mais comentadas do marketing digital. Nem sempre da forma correta. Em geral, é quem influencia pessoas digitalmente, produzindo conteúdo nas mídias. Olhando pelo ponto de vista do marketing digital, é quem dá uma espécie de “imagem” ao produto/campanha ou até mesmo produz pontualmente para a empresa, sempre visando, claro, sua própria promoção e a da empresa que o contrata.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.