Notícias

Varejo lidera a transição para a observabilidade full-stack

Entregar experiências digitais para clientes e melhor a experiência do usuário tem provocado uma mudança no varejo rumo a uma tendência chamada de observabilidade full-stack, indica o último relatório da AppDynamics, “The Journey to Observability”. Em um cenário tecnológico cada vez mais fragmentado e complexo, o varejo busca maior visibilidade de seu desempenho de TI como uma forma de atender às demandas dos clientes.

Segundo o estudo, 70% das organizações brasileiras já começaram sua transição para a observabilidade full-stack e outros 22% planejam fazer isso nos próximos 12 meses. O estudo também revela que 97% das organizações de varejo estarão na jornada para a observabilidade full-stack em 2022, mais do que em qualquer outro setor.

Leia mais: Como fazer um planejamento estratégico de TI eficiente

A pesquisa mostra que 89% das organizações do varejo aumentaram a visibilidade em sua pilha de TI durante os últimos 12 meses. Esse movimento trouxe benefícios significativos para os negócios, como o aumento de produtividade e redução de custos operacionais, permitindo às equipes priorizar suas ações com base no que terá o maior impacto sobre o negócio.

TI estratégica

O estudo aponta que entre os maiores benefícios de se ter uma visibilidade aprimorada no ambiente de TI é dar à TI um papel mais estratégico. “Os departamentos de TI estão começando a encontrar tempo para se concentrar em um trabalho mais estratégico, em vez de lidar com as pressões constantes de identificar e corrigir problemas antes que eles afetem os usuários finais. Esta é, obviamente, uma grande vitória para os varejistas, já que podem melhorar a experiência do cliente e permitir que eles se diferenciem em um mercado altamente competitivo e dinâmico”, diz o estudo.

Os líderes empresariais dentro das organizações de varejo reconheceram os resultados alcançados. No Brasil, 94% dos profissionais de TI afirmam que os líderes de negócios em sua organização apoiam seus programas de observabilidade full-stack e disponibilizam o orçamento e os recursos necessários para impulsionar o sucesso em 2022.

Entretanto, dar total visibilidade da TI é uma jornada longa e complexa. No Brasil, 52% das empresas entrevistadas afirmam já estar em modo de execução na jornada de observabilidade full-stack, enquanto 24% estão nos primeiros passos e 22% estão preparadas para iniciar este processo.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

14 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

15 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

16 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

17 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

19 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

20 horas ago