Categories: Notícias

Vaio chega ao Brasil e quer ser alternativa ao MacBook

No ano passado, a Sony anunciou a venda da divisão de computadores Vaio para um grupo de investimentos japonês e em agosto deste ano a Positivo comunicou ao mercado a fabricação dos computadores da marca no Brasil. Agora, a empresa lança os primeiros notebooks com o selo Vaio em solo nacional.

De acordo com a Positivo, a nova linha, composta pelos notebooks Vaio Fit 15F, Vaio Pro 13G e Vaio Z, está voltada para o segmento high premium [que movimentou 1,6 milhão de máquinas em 2014 no Brasil], diferentemente dos outros produtos da Positivo, que contam com um preço mais competitivo.

“A Positivo foi sempre voltado ao consumidor que precisa de um produto de qualidade com preço adequado. A Vaio é direcionada para outro segmento. Por essa razão, há uma combinação perfeita e não há haverá sobreposição nas linhas”, explica Hélio Rotenberg, presidente do Grupo Positivo.

Daniel Bergman, diretor da unidade Vaio no Brasil, aponta que o estratégia da Vaio é oferecer as melhores máquinas com Windows 10 e ser alternativa aos MacBooks, da Apple. “Com a notícia de aumento de 50% dos produtos da Apple estamos tranquilos para fazer sucesso no mercado nacional”, completa Rotenberg.

Negociação consumiu um ano
O presidente da Positivo aponta que a negociação para trazer a marca Vaio para o Brasil, com fabricação da Positivo em sua planta em Manaus, consumiu pouco mais de um ano. “Não era apenas uma decisão mercadológica, mas uma negociação de engenharia”, explica, completando que a Vaio não desejava perder seu DNA de inovação em engenharia e design.

Os japoneses, então, visitaram as fábricas da Positivo no Brasil, varejistas e avaliaram call center e assistência técnica antes de bater o martelo. “Eles ficaram bastante satisfeitos”, completa Rotenberg.

O executivo esclareceu que embora fabricados no Brasil, a engenharia de concepção dos produtos continua com a Vaio no Japão, mas que isso não significa que a opinião da equipe nacional não será levada em consideração.

Questionado se a empresa pretende lançar os produtos na Argentina, Rotenberg afirmou que a opção está sendo estudada. “Vamos divulgar isso no tempo certo, mas os técnicos da Vaio já estiveram lá”, adianta.

A concepção da estratégia em solo nacional, segundo David González, diretor-geral da Intel no Brasil, foi traçada em conjunto por Positivo e Intel, que equipou os notebooks com os processadores Intel Core de quinta geração.

Pronto para o corporativo
Rotenberg afirma que a Positivo está pronta para o mercado corporativo. “Vamos começar a oferecer produtos para o mercado e acreditamos em uma boa aceitação. Existe uma pirâmide de uso nas empresas que inclui uso gerais, gerentes e diretores e o Vaio entra muito bem em todos os contextos”, acredita.

O diretor da unidade Vaio no Brasil acrescenta que a Vaio já registrou pedidos de CEOs de empresas parcerias para uso no dia a dia.

Produtos
Bergman explica que toda a linha de computadores vai manter os pilares construídos pela Vaio nos últimos anos: sofisticação, desing e qualidade e confiabilidade.

O Vaio Fit 15F conta com processadores Intel Core i3, i5 ou i7, processamento de vídeo integrado Intel HD Graphics 5500, Windows 10, 1TB de HD e até 8GB de memória, além de saída HDMI e tela de 15,5 polegadas. A duração da bateria é de cinco a oito horas.

Já o Vaio Pro 13G, com 13,3 polegadas Full HD, tem processador Intel Core i5, Windows 10, três portas USBs, além de entradas HDMI e VGA. Por fim, o Vaio Z se transforma de notebook em tablet, também conta com Intel Core i5 e pesa apenas 1,34 Kg, com autonomia de bateria de até 15 horas.

O Vaio Fit 15F começa a ser vendido amanhã (16/10) nos grandes varejistas on-line com valores entre R$ 2,7 mil e R$ 5 mil, dependendo da configuração. Já o Pro 13G e o Z chegam em janeiro.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

19 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

19 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

20 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

21 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

21 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

22 horas ago