Uso de Realidade Aumentada leva a uma taxa de conversão 94% maior, aponta Deloitte

Tecnologia será utilizada três vezes mais por consumidores em todo o mundo até 2025. Marcas enxergam potencial para alavancar a experiência do cliente

Author Photo
2:01 pm - 30 de julho de 2021

A função da Realidade Aumentada (AR) tem se transformado à medida que a tecnologia se populariza. Reconhecida em geral pelos aplicativos de entretenimento, cada vez mais marcas passam a usá-la como ferramenta de engajamento com consumidores, ampliando a aplicabilidade da tecnologia para aumentar as conexões com o público e convertê-los em novos clientes. Essa estimativa é constatada em um novo estudo da Deloitte Digital e Snap Inc., que aponta que cerca de 4,3 bilhões de consumidores globais usarão AR com frequência até 2025, ante 1,5 bilhão hoje.

As marcas estão vendo na Realidade Aumentada potencial para usá-la como ferramenta para a experiência do cliente. De acordo com a pesquisa da Deloitte e da Snap, que contou com 15.000 consumidores em todo o mundo, 76% dos entrevistados esperam usá-la como uma ferramenta prática em suas vidas diárias. Enquanto 65% dizem que a maior motivação para o uso da tecnologia é a diversão.

“As marcas podem alavancar o AR para elevar a experiência do cliente, entendendo os padrões de uso, preferências e comportamentos de compra dos consumidores que estão experimentando e adotando a tecnologia”, escreveram Allan Cook, Diretor Administrativo e Líder de Negócios de Realidade Digital da Deloitte Digital – Deloitte Consulting LLP, e Lauryl Schraedly, Chefe Global de Insights e Estratégia de Marketing, da Snap Inc., em artigo publicado no The Wall Street Journal sobre a pesquisa.

De acordo com o estudo, empresas com experiências de marca com AR têm 41% mais chances de serem consideradas pelos consumidores do que aquelas sem experiências de Realidade Aumentada, e quase três quartos dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por um produto que promete a transparência que a Realidade Aumentada pode fornecer, constata o estudo. Além disso, mais de 100 milhões de consumidores compraram usando a tecnologia on-line ou na loja; 94% concordam que usarão a RA na mesma quantidade ou mais quando fizerem compras no próximo ano.

Os autores do artigo ressaltam que a tecnologia também está mudando a forma como os consumidores se envolvem com os produtos que procuram comprar. Mais da metade dos entrevistados dizem que a Realidade Aumentada lhes dá mais confiança sobre a qualidade do produto e afirmam que querem usar a tecnologia para um risco-experiência gratuita – “experimente antes de comprar”. Isso tem levado a uma taxa de conversão 94% maior, de acordo com a pesquisa.

O relatório também constata que a Realidade Aumentada é impulsionada, sobretudo, pelas gerações mais jovens, com pessoas da Geração Z e Geração Y com 71% mais chances de usar RA o tempo todo do que as gerações mais velhas (Geração X e boomers). Enquanto as gerações mais velhas têm quase 20% mais probabilidade do que as gerações mais novas de ver a RA como prática.

Quanto ao uso da tecnologia, 67% dos consumidores globais usam Realidade Aumentada principalmente em casa para funções que incluem comunicações (74%), jogos (55%), mídia e entretenimento (52%) e compras (41%). No próximo ano, os consumidores planejam usar mais AR em quatro áreas principais de crescimento: mídia (até 50%), compras (até 46%), jogos (até 41%) e comunicações (até 35%).

Na categoria de mídia, 31% dos consumidores afirmam que gostariam de criar seus próprios enredos de mídia interativa guiando os personagens por meio de um roteiro. E na categoria de compras, 54% dos consumidores dizem que gostariam de visualizar prontamente as informações sobre um produto após digitalizá-lo com a câmera do telefone.

“As marcas têm a oportunidade de alcançar todas as gerações, oferecendo experiências de RA que atendam às necessidades e preferências do consumidor em constante evolução”, escreveram Cook e Schraedly. “A expansão do uso de RA está tendo um grande impacto sobre como as decisões de compra são feitas, especialmente à medida que os consumidores buscam experiências mais personalizadas e envolventes”.

Covid-19 impulsiona RA

Mais da metade dos entrevistados (56%) diz que a Covid-19 tornou as compras com RA mais gratificantes e divertidas, e a mesma porcentagem afirma que a pandemia tornou as experiências digitais de Realidade Aumentada mais importantes. Além disso, 59% dos consumidores afirmam que a Covid-19 tornou as inovações tecnológicas de RA mais importantes do que nunca.

Tendo isso em vista, os gastos mundiais em Realidade Aumentada e Realidade Virtual devem crescer de pouco mais de US$ 12 bilhões este ano para US$ 72,8 bilhões em 2024, segundo o estudo.

“Para desbloquear o verdadeiro potencial de AR, marcas, desenvolvedores e plataformas precisarão trabalhar em conjunto para acelerar o desenvolvimento de conteúdo e aumentar o ecossistema de RA”, disseram Cook e Schraedly. “Conforme a RA evolui, ela revolucionará a vida das pessoas e se tornará uma mudança tecnológica tão significativa quanto a web ou o celular foram para a sociedade, mudando a forma como os consumidores veem e interagem com o mundo ao seu redor. As empresas que atendem à demanda por experiências de RA hoje podem ter maior probabilidade de ganhar participação de mercado no futuro”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.