Notícias

UniSantaCruz, no Paraná, ganha laboratório de conectividade com rede 5G privativa

O Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), em Curitiba, agora conta com uma rede 5G privativa. O projeto pioneiro na região foi implementado em parceria com a Ligga, operadora referência em telecom no Paraná, e a Databahn Solutions. A expectativa é que a cobertura 5G no campus possa impulsionar projetos inovadores da comunidade acadêmica, além de colaborar com o ecossistema de negócios e de inovação do estado.

Segundo o anúncio realizado pela Ligga e UniSantaCruz, as instalações da rede 5G estão em andamento no campus da universidade e permitirão que mais de 18 mil estudantes e professores explorem e testem novas aplicações tecnológicas com mais estabilidade, menor consumo de energia, maior confiabilidade, além de uma velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida em relação a uma rede banda larga comum.

Leia mais: Fujitsu firma parceria com IP Infusion com foco em 5G

“O laboratório do 5G oferecerá aos alunos uma oportunidade singular de interagir com tecnologias emergentes como realidade virtual, internet das coisas (IoT) e automação avançada impulsionadas pela rede 5G”, afirma Roger Bicalho, reitor da universidade.

Universidade conectada

Nos próximos meses o laboratório 5G da universidade receberá soluções com foco na experiência educacional, como o uso de óculos de realidade aumentada em aulas específicas para análises detalhadas de tecidos humanos, instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD para uma visão abrangente e interativa das aulas, escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas para otimizar o registro de presenças, totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, horário das aulas, entre outros.

“A iniciativa representa um avanço tecnológico significativo e contribui com o processo de transformação digital que irá impulsionar a educação no país e ajudar na formação de futuros profissionais. Com a solução de rede privativa 5G, habilitamos a criação de um ecossistema propício para o fomento da inovação, em que a educação e a tecnologia caminham juntas, capacitando o Brasil para um futuro cada vez melhor e mais produtivo”, reforça o CRO da Ligga, Rafael Marquez.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 dias ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago