Unimed Grande Florianópolis adota IA para agilizar autorização de exames

Cooperativa tem conseguido autorizar de forma automática centenas de requisições que antes precisavam passar por auditores para serem aprovadas

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10:37 am - 17 de julho de 2023
Imagem: Divulgação

A Unimed Grande Florianópolis tem adotado Inteligência Artificial em processos internos com o objetivo de melhorar seu desempenho operacional. A área de autorizações de procedimentos, uma das que mais precisa oferecer respostas rápidas, pois a agilidade na aprovação de exames, cirurgias e procedimentos impacta diretamente na saúde e no bem-estar dos clientes, está entre aquelas que se beneficiou com a tecnologia.

Em parceria com a startup Triágil, a operadora implementou o software Autorizaí, que tem permitido autorizar de forma automática centenas de requisições que antes precisavam de cinco dias úteis de análise de auditores para serem aprovadas. Para se ter uma ideia, cerca de 20 mil solicitações de autorização de procedimentos são realizadas por mês para pacientes da própria cooperativa.

Desde a implementação da tecnologia, em janeiro de 2022, a Unimed Grande Florianópolis estima ganhos significativos em seus resultados operacionais que, segundo a empresa, impactam diretamente na saúde dos clientes. Nos primeiros cinco meses de implantação, por exemplo, 14 mil solicitações foram finalizadas de forma automática pelo Autorizaí. “Se considerarmos a base histórica, as mesmas guias ficariam em análise por cinco dias úteis, em média. A partir do uso da tecnologia, os mesmos 14 mil beneficiários receberam a finalização de forma imediata”, conta Magáli Espindola, coordenadora de Autorização na Unimed Grande Florianópolis.

IA para autorizações de exames

Rodrigo Soares, analista de Autorização e facilitador do projeto na Unimed Floripa explica que a inteligência artificial na área de autorizações integra uma das fases mais importantes na jornada do paciente com a operadora: ter acesso aos serviços de saúde. “Entendemos desde o início que precisaríamos impactar positivamente a experiências dos pacientes e em paralelo garantir à operadora otimização dos processos e controle de custos operacionais e assistenciais”, explica.

Durante a pandemia de covid-19, a IA também se mostrou importante. A cooperativa adotou uma IA capaz de prever a demanda por atendimento a pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19. Atualmente, a plataforma online PA Digital permite ao paciente se conectar para tirar dúvidas sobre sintomas de outras doenças, de modo a fazer uma triagem virtual de onde estiver, ajudando as equipes de saúde da Unimed Floripa na previsão e volume de atendimentos presenciais.

Para o CEO da Unimed Floripa, Richard Oliveria, o futuro da inteligência artificial na saúde vem carregado de oportunidades. “Na medida em que avançamos para um mundo digital mais conectado, soluções de IA se tornam um ativo de pessoas para pessoas”.

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