Unidas reduz 93% do tempo gasto com carga de dados contábeis

Com ferramentas, integração do ERP e cultura data driven, locadora de veículos ganhou salto em produtividade

Author Photo
4:15 pm - 30 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

Com foco em capturar mais valor do seu sistema SAP, a Unidas implementou um projeto de democratização de dados com uso das ferramentas Qlik Sense e SAP Connector Qlik. A implementação contou com a parceria da Nordica, empresa de consultoria e distribuição de software. Iniciado no segundo semestre de 2021, a iniciativa conseguiu reduzir mais de 93% o tempo gasto com extração e preparação de dados.

A Unidas é um dos maiores players do setor de aluguel e revenda de carros do Brasil. Com uma base de dados com números superlativos – são cerca de 5.100 funcionários e uma frota de mais de 200 mil veículos – a extração de inteligência através de dados é uma tarefa que pode se tornar complexa.

Leia mais: Computação quântica: olhar para tecnologia não é futurismo

Para dar conta da agilidade, Carolina Hoffmann, Gerente Geral de Planejamento Financeiro explica que a área de Business Intelligence tem crescido e recebido investimentos relevantes para modernizar sua plataforma tecnológica e entregar mais valor para a companhia.

“A área de Business Intelligence centralizada da Unidas responde por toda a informação gerencial corporativa da Companhia e possui mais de 200 painéis no Qlik, de onde os executivos e suas equipes acompanham seus indicadores e podem avaliar o desempenho do nosso negócio dia a dia. Temos investido pesado em novas tecnologias, governança e segurança, além da capacitação dos colaboradores no uso da plataforma e dos dados”, afirma a executiva.

Com o objetivo de aumentar sua eficiência, a Unidas realizou a extração de dados de seu ERP SAP/ECC para a plataforma de Business Intelligence (BI) Qlik Sense, gerando ganhos visíveis para as áreas de negócio.

Leia mais: Como os dados de dispositivos IoT estão mudando a supply chain analytics

“Tínhamos dificuldades na extração e análise de dados que gerávamos, as cargas eram feitas de madrugada e havia erros de processamentos que dificultavam a entrega das informações para as áreas”, acrescenta Carolina.

Segundo a companhia, o Connector SAP Qlik ofertado pela Nordica conseguiu diminuir de 14h para apenas 58 minutos o tempo de extração e execução dos dados referentes aos setores de Contabilidade e Administrativo Financeiro. “Esta unificação da cultura do ERP e gestão aumentou nossa eficiência e produtividade, controle e confiança nas informações, nos possibilitando atualizar nosso balanço patrimonial de hora em hora, dando visibilidade e ganho analítico para líderes e gestores obterem insights instantâneos”, avalia a gerente de BI, Priscila Papazissis.

Cultura e RH orientados a dados

Além da tecnologia, as áreas de Business Intelligence e RH estruturaram o programa “AtuAção” com cerca de 450 pessoas envolvidas em nível de liderança com treinamentos sobre fluência em dados, análise de dados, além de benefícios da exploração das soluções e ferramentas de mercado.

Segundo a Unidas, todo o processo passa por treinamento e conscientização em busca de reforçar os pilares da cultura Data Driven, democratizando o uso de dados e correlacionando informações a partir de técnicas de storytelling com dados.

“Fizemos um processo ‘mão na massa’, onde as pessoas puderam experimentar este novo mundo por meio de um mini hackaton, engajando a equipe para se inteirar dos dados, promovendo um aculturamento com direito a certificado. Sentimos na nossa rotina os benefícios no trabalho das pessoas e muitos estão instigados em tornar demandas mais analíticas, subsidiando a estratégia de negócios com nível de autonomia e automatização muito grande e gastando menos tempo extraindo e consolidando dados”, avalia Priscila.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.