Um VP de Cloud Sales e Serviços totalmente virtual

Em cenário protagonizado pelo home office, Marcelo Menta ingressa na Microsoft e, a distância, cria com a equipe projeto campeão de Realidade Mista

Author Photo
7:17 pm - 22 de abril de 2021
Microsoft Marcelo Menta Marcelo Menta

Com mais de 30 anos atuando em tecnologia, tendo passado por variadas companhias e instituições financeiras, Marcelo Menta faz parte de um grupo de novos colaboradores que foram contratados em plena pandemia, ingressando nas empresas sem conhecer seus espaços físicos e colegas pessoalmente.

Menta, que chegou no início de 2020 na Microsoft, em uma experiência totalmente virtual, para assumir a vice-presidência de Cloud Sales and Consulting Services, tornou-se um exemplo de que por meio da tecnologia é possível obter integração com a equipe, trabalho colaborativo, desenvolver e entregar projetos desafiantes e até se confraternizar com o time pelo Microsoft Teams.

“Minha responsabilidade aqui é ajudar as empresas a desenvolver projetos complexos com o uso de tecnologia avançada. Entrei na Microsoft em 2020, um ano desafiante, no primeiro dia pandemia, então não estive no escritório porque todos estavam em home office. Tudo o que fazemos aqui é remoto”, relata.

O executivo diz ter sido inicialmente uma experiência impactante, sem conhecer o time pessoalmente, sem “olho no olho”, longe do papo no café e da troca de ideias constantes nos corredores. “Mas todos tiveram de se adaptar e a cada dia o time foi se aproximando com a ajuda do Teams. Fazemos muitas reuniões e sempre promovemos happy hour, o que ajudou a nos conhecermos mais. A tecnologia nos proporcionou isso.”

Menta afirma que a Microsoft tem um cuidado muito grande com as pessoas. Ao interagir com elas na empresa, prossegue o executivo, percebeu essa cultura em todo o time. “Por isso, fiquei muito à vontade. Hoje, me sinto em casa”, garante. E reflete: “Não consigo imaginar uma crise como essa que estamos vivendo acontecendo há alguns anos, sem esses recursos tecnológicos, sinceramente não sei como o mundo sobreviveria”.

Ao entrar em uma empresa como a Microsoft, ele diz, o profissional acaba assumindo um cargo mundial pela sua notoriedade. “Tenho acesso às melhores práticas do mundo, e, portanto, a oportunidade de implementá-las aqui no Brasil.”

Na era das cirurgias tecnológicas

Em um momento providencial para sociedade, Menta e sua equipe desenvolveram e colocaram em prática um projeto que nasceu da parceria entre a Microsoft e a Biomedical, provedora de tecnologias avançadas para o setor de produtos médicos, a ser adotado pelo Hospital Samaritano.

A Microsoft proveu o HoloLens, um dispositivo de realidade mista, desenvolvido por ela, para atender a dois objetivos: a proctoria remota, ou seja, a capacitação de médicos para realizar cirurgias tecnológicas e fazer transmissões online dessas cirurgias para estimular o ensino a distância. A realidade mista combina os mundos real e digital para que os objetos físicos e digitais coexistam diante dos olhos do usuário.

Com o uso do HoloLens, a Biomedical passou a oferecer programas de educação médica continuada, realizados por profissionais que já dominam uma técnica específica, com o objetivo de disseminar conhecimento e capacitar outras pessoas a terem acesso a essas novas tecnologias.

A inovação rendeu a Menta o Prêmio de Executivo de TI do Ano 2021, na categoria Foco no cliente UX/CX – CMO/Principal Executivo de Vendas. Um projeto que possibilitou levar a transformação digital também aos profissionais da saúde como médicos e enfermeiros.

O uso do HoloLens permite que médicos do mundo inteiro consigam ensinar e treinar outros colegas sem que seja preciso qualquer deslocamento. “Em fevereiro deste ano, fizemos uma transmissão mundial, a partir da França. Participaram 15 cirurgiões de 13 países, realizando cirurgias com realidade mista. Entre eles, França, Índia, Emirados Árabes, África do Sul, Marrocos, Brasil, Bolívia e Estados Unidos”, relata Menta.

O projeto, segundo o executivo, está sendo escalado para outras áreas, especialmente para segmentos de proteção ambiental que demandam necessidade de preservação da natureza. “A tecnologia tem poder transformador para impulsionar as mais diferentes iniciativas.”

Todo esse trabalho, no modelo remoto e de colaboração, com grande êxito, tem proporcionado ao VP de Cloud e Serviços da Microsoft a aprender todos os dias. “Dedico ao menos duas horas diárias para estudar e potencializar minha capacidade de acompanhar com agilidade tudo o que está acontecendo no mundo, participar de treinamentos e replicar esse conhecimento na empresa”, finaliza o vencedor.

Finalistas Executivo de TI do Ano 2021 – CMO ou Executivo de Vendas

Categoria Foco no cliente UX/CX

Vencedor – Marcelo Menta – Vice-presidente de Cloud Sales and Consulting Services, Microsoft Brasil

Finalistas – Roberto Celestino Pereira – Head of Digital Technology Innovation, Everis NTT Data

Finalistas – Vanessa Svib – Diretora de Marketing LATAM, Veritas

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.