Um quarto dos consumidores brasileiros quer fim do dinheiro físico
Relatório da Adyen mostra que quase um terço (31%) dos brasileiros não utilizam carteira física e fazem pagamentos por meios digitais
Quase um terço dos consumidores brasileiros (31%) não carrega mais carteira e faz todos os pagamentos digitalmente. Mais de um quarto (26%) acredita que a sociedade deveria eliminar o uso do dinheiro físico no próximo ano, enquanto outros 31% consideram que isso acontecerá entre três e cinco anos.
Todos os dados fazem parte de um estudo da Ayden, chamado Relatório Varejo 2024, e que aponta que o consumidor brasileiro está cada vez mais adepto aos meios de pagamento digitais. A pesquisa foi realizada pela Adyen em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr).
Os consumidores do País dizem que preferem métodos mais simples e ágeis para fazer compras online. Cerca de 18% afirmaram que querem concluir transações em poucos cliques, inserindo o mínimo de informações possível.
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“O Pix foi um ótimo propulsor de digitalização, acelerando a adoção e a curva de aprendizado do usuário, que passou a experimentar outras tecnologias em sua rotina, como as carteiras digitais e as transações por aproximação”, diz Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil.
Os brasileiros também revelaram que estão à frente da média global quanto se fala em tecnologias de segurança: 30% dos consumidores já utilizam biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para autenticar transações online ou presenciais, enquanto globalmente são 18%.
Para a pesquisa foram entrevistados 2.003 consumidores e 518 empresas brasileiras entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024.
Papel das empresas
O relatório mostrou que 59% dos brasileiros saem de lojas físicas e 46% desistem de comprar online se não puderem pagar como desejam. E mais de um quarto (27%) dos varejistas brasileiros reconhecem, inclusive, que atender essas expectativas é um desafio.
“Enquanto os consumidores buscam conveniência, cabe às empresas fornecer o que está ao alcance em termos de serviços e métodos de pagamento, alinhados com as preferências do cliente”, diz Migliacci.
De acordo com a pesquisa, as empresas estão se preparando para proporcionar jornadas digitais mais flexíveis. Mais da metade das empresas brasileiras (51%) já aceita pagamentos por meio de carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay ou PayPal, por exemplo. Quase o dobro da média global de 28%.
Além disso, 25% dos varejistas brasileiros permitem checkouts on-line com apenas um clique, também acima da média global, de 19%.
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