Um quarto dos consumidores brasileiros quer fim do dinheiro físico

Relatório da Adyen mostra que quase um terço (31%) dos brasileiros não utilizam carteira física e fazem pagamentos por meios digitais

Author Photo
4:30 pm - 27 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

Quase um terço dos consumidores brasileiros (31%) não carrega mais carteira e faz todos os pagamentos digitalmente. Mais de um quarto (26%) acredita que a sociedade deveria eliminar o uso do dinheiro físico no próximo ano, enquanto outros 31% consideram que isso acontecerá entre três e cinco anos.

Todos os dados fazem parte de um estudo da Ayden, chamado Relatório Varejo 2024, e que aponta que o consumidor brasileiro está cada vez mais adepto aos meios de pagamento digitais. A pesquisa foi realizada pela Adyen em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr).

Os consumidores do País dizem que preferem métodos mais simples e ágeis para fazer compras online. Cerca de 18% afirmaram que querem concluir transações em poucos cliques, inserindo o mínimo de informações possível.

Leia também: Mobile banking é canal favorito de brasileiros

“O Pix foi um ótimo propulsor de digitalização, acelerando a adoção e a curva de aprendizado do usuário, que passou a experimentar outras tecnologias em sua rotina, como as carteiras digitais e as transações por aproximação”, diz Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil.

Os brasileiros também revelaram que estão à frente da média global quanto se fala em tecnologias de segurança: 30% dos consumidores já utilizam biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para autenticar transações online ou presenciais, enquanto globalmente são 18%.

Para a pesquisa foram entrevistados 2.003 consumidores e 518 empresas brasileiras entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024.

Papel das empresas

O relatório mostrou que 59% dos brasileiros saem de lojas físicas e 46% desistem de comprar online se não puderem pagar como desejam. E mais de um quarto (27%) dos varejistas brasileiros reconhecem, inclusive, que atender essas expectativas é um desafio.

“Enquanto os consumidores buscam conveniência, cabe às empresas fornecer o que está ao alcance em termos de serviços e métodos de pagamento, alinhados com as preferências do cliente”, diz Migliacci.

De acordo com a pesquisa, as empresas estão se preparando para proporcionar jornadas digitais mais flexíveis. Mais da metade das empresas brasileiras (51%) já aceita pagamentos por meio de carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay ou PayPal, por exemplo. Quase o dobro da média global de 28%.

Além disso, 25% dos varejistas brasileiros permitem checkouts on-line com apenas um clique, também acima da média global, de 19%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.