A pedido de motoristas, Uber vai pedir selfie de passageiros

Recurso visa dar mais segurança aos motoristas e vai ser pedido para usuários que solicitarem viagens pagas em dinheiro

Author Photo
3:49 pm - 23 de maio de 2022

A Uber anunciou nesta segunda-feira (23) um novo recurso voltado à segurança dos motoristas que atuam usando o aplicativo. Batizado de U-Selfie, trata-se de uma selfie do usuário que será solicitada a aqueles que optam por realizar suas viagens somente em dinheiro. Segundo a Uber, trata-se ainda de um recurso piloto.

A novidade vai valer para algumas das pessoas que se cadastrarem ou solicitarem sua viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito). Com isso, a Uber consegue registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação. A empresa garante que a foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada em seus servidores, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.

Leia mais: Uber abre vagas e quer dobrar equipe de tecnologia no Brasil em 2022

Segundo Araceli Almeida, gerente de operações para segurança da plataforma, o recurso é mais um passo para aprimorar a segurança nas viagens. “A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirma.

A companhia tem lançado uma série de recursos respondendo a demanda de seus usuários para aumentar as camadas de segurança do serviço. Em abril, passou a mostrar aos motoristas parceiros detalhadamente o endereço de destino dos seus passageiros antes mesmo do aceite das viagens. Depois, no Rio de Janeiro, a empresa anunciou a integração do botão “Ligar para a Polícia” do app com o atendimento ao 190.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.