Uber pedirá autorização para retomar testes com carros autônomos na Califórnia

Author Photo
9:28 am - 06 de março de 2017

A Uber quer retomar os testes com carros autônomos na Califórnia, na costa oeste dos EUA. Para isso, a empresa afirma que pretende pedir licença para colocar os veículos de volta às ruas no Estado.

A companhia iniciou testes em dezembro do ano passado, mas, poucos dias depois, foi barrada pelo Departamento de Veículos Motores da Califórnia (DMV, na sigla em inglês).

Após disputa legal entre a empresa e as autoridades locais, a companhia retirou os veículos das ruas. Ou melhor, não chegou a retirar – dois deles eles ainda estão circulando em San Francisco, mas sendo dirigidos manualmente enquanto a companhia adota as medidas para obter a licença.

O DMV confirmou conversas com a Uber no sentido de ajudar a companhia a obter a autorização. No entanto, a solicitação formal ainda não foi enviada.

Em dezembro, o DMV exigiu uma autorização especial para o uso de carros autônomos em rodovias públicas do Estado da Califórnia. Diversas outras empresas que estão explorando a tecnologia, como Google, Tesla Motors e Ford, obtiveram o aval para os testes na Califórnia.

A Uber, por sua vez, desafiou as regras e tentou lançar o programa sem a licença. Não deu certo. Sem a autorização, o DMV suspendeu o registro dos 16 carros autônomos do Uber uma semana depois do lançamento. Agora a Uber sabe qual é o caminho para conseguir dar andamento a seu novo projeto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.