Três grandes provedores de IA sofrem interrupções simultâneas
ChatGPT, Claude e Perplexity ficaram indisponíveis por horas na manhã de terça-feira
Em um evento incomum, três grandes provedores de IA – ChatGPT, da OpenAI, Claude e Perplexity, da Anthropic – sofreram interrupções simultâneas na manhã de terça-feira (4). O serviço ficou inativo nas primeiras horas da manhã, gerando reclamações nas redes sociais X e Threads.
Após uma interrupção de várias horas nesta manhã, o ChatGPT da OpenAI caiu novamente, acompanhado pelos serviços de IA Claude e Perplexity da Anthropic, que também enfrentaram problemas, mas foram resolvidos mais rapidamente.
Durante a interrupção, a página inicial do ChatGPT informava que a capacidade de enviar mensagens estava indisponível e, em um ponto, atualizou para indicar que o serviço estava no limite da capacidade em “linguagem pirata”.
Leia também: OpenAI, Anthropic e DeepMind: carta assinada por profissionais alerta para perigos da IA
“Ocorreu uma interrupção importante afetando todos os usuários em todos os planos do ChatGPT. O impacto incluiu todos os serviços relacionados ao ChatGPT. O impacto não incluiu platform.openai.com ou a API. Este incidente começou em 4 de junho às 14h15 GMT [11h15 no horário de Brasília] e foi resolvido em 4 de junho às 17h01 GMT [14h01 em Brasília]”, disse a empresa em comunicado.
Já o site do Claude exibia um erro na renderização dos componentes do servidor e aconselhava os usuários a tentar novamente. O site da Perplexity mostrava uma mensagem de excesso de capacidade, pedindo aos usuários para retornarem mais tarde. Embora o Gemini do Google parecesse operacional, havia relatos de usuários sobre uma breve interrupção.
A coincidência de três grandes provedores de IA ficarem inativos simultaneamente pode indicar um problema de infraestrutura mais amplo ou um excesso de tráfego devido à interrupção do ChatGPT.
Além das interrupções na IA, a Forbes também reportou um ataque de spam de dia zero no TikTok, afetando contas de celebridades e marcas.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!