Notícias

Três em dez brasileiros planejam mudar de emprego em 2021, diz estudo

Mesmo com a economia global tendo uma perda equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral em 2020, as mudanças voluntárias de trabalho e o desenvolvimento de habilidades continuam sendo uma prioridade no mercado de trabalho atual. Os funcionários podem estar buscando mudanças de carreira devido a interrupções causadas pela pandemia COVID-19.

Estas conclusões vieram de um estudo do IBM Institute for Business Value, que também revelou que um em cada quatro consumidores pesquisados globalmente planeja mudar de empregador em 2021.

No Brasil, 1 em cada 10 pessoas que responderam à pesquisa deixou o emprego voluntariamente no ano passado durante a pandemia. Os principais motivos pelos quais os entrevistados decidiram pedir demissão foram precisar de mais flexibilidade de horário ou de local de trabalho para, por exemplo, lidar com demandas familiares (segundo 29%), buscavam mais benefícios e suporte para seu bem-estar (26%), ou por não terem boas perspectivas de progressão na carreira ou segurança no emprego (23).

Leia também: Nvidia fecha ano fiscal com receita recorde

Três em dez (31%) dos brasileiros pesquisados disseram que planejam mudar de emprego em 2021. As razões mais comuns são para buscar de aumento salarial ou promoção (33%), mais benefícios e suporte para seu bem-estar (29%), para mudar de profissão (27%) ou ter um trabalho com mais propósito e significado (25%). Já 23% disseram que estava enfrentando burnout (esgotamento mental).

No país, 52% dos consumidores pesquisados disseram que para engajar os funcionários é preciso gerar oportunidades de desenvolvimento e ascensão na carreira. Quase a mesma porcentagem acredita que a ética e os valores da empresa (51%) também são um atributo chave. A remuneração e benefícios competitivos (46%) bem como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal/flexibilidade (44%) também foram mencionados como prioridades.

Em termos de capacitação, 58% dos pesquisados afirmaram que pretendem fazer cursos de educação continuada online, sendo que 36% planejam fazer cursos presenciais e 35% querem participar de programas de shadowing (aprendizado prático) profissional.

Recent Posts

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

57 minutos ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

1 hora ago

Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?

No IT Forum Trancoso, Guilherme Pereira, diretor de Inovação & Conteúdo e diretor do MBA…

2 horas ago

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

18 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

22 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

23 horas ago