Notícias

Treinamento com peças de LEGO torna atendimento mais relacional

Na última pesquisa de satisfação aplicada ao time de atendimento da Raízen, foi dado um nível recorde de 99% de aprovação. Desde 2014, a equipe é reconhecida por níveis de excelência, presteza e rapidez na solução de problemas.

Para Sonia Dalefi, coordenadora de Relacionamento ao Cliente da empresa, ainda assim há como melhorar, já que o cliente também tem mudado suas interações e exigências.

Como, então, melhorar um time de atendimento com aprovação tão alta?

A Raízen, então, passou a adotar a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®, da Play in Company. Ela é a responsável por capacitar mais de 250 profissionais da área de Serviços a Clientes e Parceiros da companhia.

No treinamento, a jornada de “Humanologia” é aplicada para ser compreendida e praticada por todos. Sonia explica que a ideia é que os funcionários tragam “soluções incrementais para o atendimento atual que já dava muito certo“.

Na visão da coordenadora, promover uma nova cultura neste caminho significa “levar solução de forma simples e humanizada” aos clientes, consumidores e parceiros.

Mirian Fávaro, sócia-diretora da Play in Company, participa desse processo. Ela aponta que, “apesar do movimento inevitável de digitalização“, há também “a necessidade de tornar o atendimento mais relacional“.

É LEGO, mesmo

Fávaro explica que a metodologia literalmente usa peças de LEGO pois “são universais e promovem hands-on“. Assim, conseguem aplicar soluções alinhadas ao momento, perfil do time e objetivos da Raízen.

Desta forma, como explica, a ideia é “entender o negócio da empresa e vivenciar de perto a experiência que o cliente B2B e B2C tem“. No processo, os colaboradores podem entender como a colaboração ajuda e acabam se engajando “ainda mais na missão de encantamento dos clientes“.

Os workshops são responsáveis por elaborar mapas de empatia, fazer pitchs de solução de problemas reais e construir cenários ideais de atendimento humanizado. Competências como escuta ativa, empatia, senso crítico, simplificação, adaptabilidade e outras são trabalhadas e desenvolvidas.

Sonia cita que as peças de LEGO como ferramenta de treinamento prática e lúdica foi uma escolha decisiva para atingir os resultados.

Tenho certeza de que daqui para frente, após essa vivência profunda, todas as experiências serão retransmitidas em nosso atendimento”, diz.

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

8 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

9 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

10 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

10 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

12 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

12 horas ago