Transformação vai muito além do digital

A transformação atual vai muito além do digital. Foi com essa frase que Luiz Vianna, diretor de marketing e alianças estratégicas do UOLDiveo, provocou os CIOs participantes do IT Forum+ a pensar sobre as mudanças da sociedade hoje, que impactam diretamente nos negócios.

Retomando fatos históricos, Vianna apontou que o mundo começou sua transformação a partir do momento em que o homem passou a usar o fogo. Tempos depois, veio a primeira revolução industrial, que originou a máquina a vapor. Em seguida, saímos da sociedade agrária para a urbana e com ela a segunda revolução industrial. “A energia elétrica chegou e novas transformações causaram impactos na sociedade.”

O computador foi criado e pautou a terceira revolução. “Esta foi muito rápida, porque os computadores ficaram menores e mais potentes. Nesse momento, a capacidade de criar produtos foi capaz de gerar a quarta revolução industrial. Ela está afetando as pessoas no físico, biológico e digital. Estamos sendo digitalizados a cada momento”, provocou.

Essa afirmação é tão verdadeira que basta olhar para os negócios nos anos 90. Uma loja ou um negócio tinha mais valor dependendo da quantidade de pessoas que passava pela frente do lugar. Um banco valia mais pela quantidade de agências que mantinha.

No final dos anos 90, contudo, todos foram para a internet, com a promessa de impulsionar vendas. Mas a bolha da web estourou porque não entregou o que prometia, lembrou o executivo. Então, chegaram as empresas digitais de berço, como o Airbnb, gerando uma verdadeira disrupção dos negócios.

O próprio UOL passou por esse processo. Em 1996, a empresa deixou de ter seu conteúdo apenas no papel, levando-o para a internet. “Mas levar o conteúdo do papel para a web é um pensamento linear. Fomos além. Lançamos o Pag Seguro e o UOLDiveo”, destacou ele, acrescentando que é vital pensar disruptivamente.

Quem vai liderar a disrupção?

Em um mundo de rápidas mudanças, quem vai liderar a disrupção, questionou Vianna. Dados apresentados pelo executivo indicam que 49% pelos negócios, 45% pela TI e o restante da fatia pelo presidente. “Por que TI não está liderando transformação digital das empresas? Estamos olhando para o lugar errado”, provocou.

Ele citou, ainda, outro desafio. Segundo ele, 26% dos CIOs dizem que projetos de transformação são de continuidade dos negócios, 46% apontam que é para o crescimento dos negócios, 28% relatam que efetivamente está ajudando suas empresas a chegarem no futuro. “Não basta pensar fora da caixa, tem de pensar em novos modelos de negócios. A tecnologia permite testar tecnologias.”

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

8 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

8 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

10 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

11 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

12 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

13 horas ago