Transformação digital traz desafios para a indústria de mídia

Consumidores cada vez mais exigentes buscam novas fontes digitais, conteúdos mais relevantes e adequados aos seus gostos pessoais e acesso por vários dispositivos a qualquer momento

Author Photo
10:51 am - 01 de junho de 2018
transformação digital transformação digital

Receber e ler o jornal em casa todas as manhãs, acompanhar o noticiário na televisão ou ligar o rádio para ouvir as notícias do dia. Esse modelo de consumo de informações, que fez sentido para o dia a dia de muitas gerações, hoje se mostra antiquado e insuficiente para suprir as demandas dos consumidores. Com a chamada era da informação, a popularização do acesso à internet e a transformação digital, usuários assistem, ouvem e leem conteúdos em diferentes formatos e em diversos momentos do dia, o que exige adaptação da indústria da mídia.

O consumo de notícias em meios digitais tornou praticamente obsoleto o processo de impressão, motivado pelo comportamento de usuários da geração Z e dos millennials. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Salesforce com mais de 3 mil consumidores de mídia em todo o mundo. O estudo mostra que 39% dos entrevistados que se enquadram no grupo dos millennials escutam podcasts, 68% leem notícias ou periódicos em meio online e 86% consomem algum serviço de streaming para vídeos, filmes ou acesso à televisão. Hábitos mais tradicionais, por sua vez, ficam concentrados na geração dos baby boomers – nascidos entre 1946 e 1964. 87% deles assistem a canais de televisão e 71% leem revistas ou jornais impressos.

Esse comportamento reflete no tipo de plataforma utilizada para acessar os conteúdos de mídia. Enquanto os millennials privilegiam o acesso via smartphone (75%) e computadores (64%), gerações mais tradicionais ainda dão preferência à televisão (62%) – embora também utilizem bastante os computadores (61%).

Em alta velocidade

O estudo da Salesforce indica que o ritmo da mudança na indústria de mídia é, além de vertiginoso, apenas um ponto de partida ao vivenciarmos cada vez mais profundamente a Quarta Revolução Industrial. Tanto o consumo como o comportamento e as expectativas em relação a esse segmento estão evoluindo em uma velocidade extremamente alta. Para os próximos dois anos, a pesquisa aponta que a maioria dos consumidores de mídia espera um conteúdo de maior qualidade (62%), maior relevância para seus gostos pessoais (59%) e ainda mais acessível por meio de canais e dispositivos (71%).

Além disso, os usuários também anseiam que toda a cadeia de comunicação – que envolve produtores e distribuidores, entre outros – promova parcerias tanto entre si como com outras indústrias, como provedores de telecomunicações, por exemplo, para criar uma oferta mais abrangente de conteúdo. A indústria de mídia também deverá se ajustar para captar a atenção do consumidor e acompanhar o desenvolvimento do mercado, o que requer um olhar mais atento à inovação.

Imagem: Shutterstock

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.