Transformação com foco no negócio: líderes dividem conquistas e desafios

Executivos de TI do McDonald’s, Porto Seguro, Nexa Resources e FCA debatem as oportunidades surgidas durante pandemia e os planos de curto prazo

Author Photo
7:24 pm - 12 de junho de 2020

A pandemia de um giro de 360º graus no planejamento dos CIOS, que precisaram se adaptar com rapidez à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Apesar de todos os ajustes e desafios proporcionados por um sistema remoto criado às pressas, muitos profissionais do setor vêm o cenário atual com otimismo. 

Uma prévia do estudo Antes da TI (que será divulgado em breve pela IT Mídia), 74% dos líderes que responderam ao estudo acreditam que a demanda de soluções digitais, criadas para permitir o trabalho remoto, irá reforçar o papel da TI na empresa. 

E como os profissionais da área fizeram para se ajustarem ao tempo atual e encontrarem vantagens competitivas? O painel “Transformação acelerada: como fica a cultura com projetos de digitalização antecipados”, realizado durante o IT Forum@home, buscou colher projetos e iniciativas tocados por executivos de diferentes áreas. 

Sob a mediação de Sérgio Lozinski, os CIOs Andre Souza (Fiat Chrysler América Latina), Jose Antonio Furtado (Nexa Resources), Marcos Sirelli (Porto Seguro) e Renata Zepelini (McDonald’s) compartilharam suas experiências atuais e expectativas no curto prazo. 

Fome por mudanças 

Representado no Brasil pela franqueadora Arcos Dourados, o McDonalds precisou se adaptar a toque de caixa para garantir o funcionamento das mais de 1 mil unidades que a empresa conta no país. De acordo com Zepelini, um dos destaques ficou com o uso massivo do aplicativo da marca, que recebeu 39 milhões downloads nos últimos meses. Tivemos que fortalecer e estrutura da plataforma, para dar conta do acesso. 

A CIO também comenta que o momento fez com que a empresa precisasse atuar de forma diferenciada com os parceiros e os próprios funcionários, que sentiram o impacto da mudança de um modelo físico, no qual a renda da loja poderia ser medida pela presença de pessoas, para um formato voltado à vendas on-line.  

“Esse processo continua sendo desafiador. A gente está agora pensando em como executar uma das nossas maiores campanhas do ano, o McDia Feliz virtual. É um repensar tudo aquilo que a gente achava”, afirma. 

Rumo ao futuro

Já na FIAT, Andre Souza explica que uma das iniciativas da empresa foi, além de garantir a segurança dos colaboradores que trabalham nas fábricas da montadora, desenvolver um sistema capaz de habilitar o trabalho das concessionárias: “Criamos formas para levar o carro para o cliente a partir de um trabalho integrado entre todas as partes”. 

Para o curto prazo, o executivo informa que a empresa está, com ajuda de parceiras, realizando pesquisas para entender o comportamento do consumidor no pós-pandemia e se posicionar de forma competitiva. “Historicamente, só 10% das empresas conseguem retomar o crescimento apís um processo como esse. E a gente que estar dentro desse percentual”. 

Gestão estratégica 

A Porto Seguro conseguiu usar tecnologia para explorar suas diversas áreas de negócio, que vão desde o mercado de seguros a área de saúde. A utilização do WhatsApp para a resolução de dúvidas, a ampliação do serviço de telemedicina, que já existia na empresa e foi impulsionado por conta do momento de distanciamento social. 

Mas o projeto destacado pelo CIO Marcos Sirelli está sendo o trabalho realizado com corretores, que estão sendo orientados por meio de lives: “É um trabalho muito interessante porque conseguimos abranger um público muito mais. Já chegamos a ter lives com 4 mil corretores”. 

Um fator que contribuiu para a digitalização da Porto é a participação ativa dos profissionais de tecnologia dentro das decisões-chave tomadas pela alta liderança da empresa. “Existe um comitê estratégico digital onde tem a TI, o líder de canais digitais, o presidente do conselho, um membro do comitê e o presidente da Porto se reúnem para tomar decisões apoiadas nesta questão digital”, conclui Sirelli. 

Explorando inovações

Atuando no mercado de mineração e, geralmente, em cidades pequenas e mais distantes das capitais, a Nexa adotou uma iniciativa de apoio nos locais onde atua. “Foram cedidos testes, máscaras e respiradores, o que era preciso para a comunidade”, explica o CIO Jose Antonio Furtado.  

Com grande dependência do trabalho dos parceiros, a mineradora contou com muito apoio de todos os terceiros para executar a ida ao home office e a realização do trabalho físico de forma segura para os colaboradores. 

Dentro das mudanças de curto prazo geradas por conta da pandemia, o executivo destaca uma melhor dinâmica entre diferentes áreas e até mesmo dentro de equipes, que precisaram desenvolver habilidades como autonomia e proatividade para a continuidade dos projetos “[O momento] criou um contato mais simples e empático, ficou mais simples discutir inovação.”

Continue acompanhando o IT Forum 365 para acessar a cobertura completa do IT Forum@Home.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.