Trabalho híbrido melhorou retenção de funcionários das organizações

Entretanto, segundo pesquisa da Avanade, 54% não agiram para simplificar a experiência dos funcionários

Author Photo
6:21 pm - 29 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

A grande maioria das organizações no mundo (97%) afirmam ter observado melhoria de desempenho em pelo menos algumas de suas métricas de negócios no último ano graças aos novos modelos de trabalho, segundo pesquisa Workplace Experience, da Avanade. De acordo com o levantamento, a produtividade melhorou em 8,10% para as organizações ouvidas, enquanto a retenção de funcionários aumentou 6,77%.

Já as pontuações de satisfação do cliente aumentaram 8,40%. A pesquisa ouviu 2.100 tomadores de decisão sênior de negócios, TI e RH em vários setores, entre eles 150 líderes de negócios do Brasil.

Entretanto, o estudo identificou que apesar de 99% das empresas no Brasil afirmarem que sua organização tomou medidas para transformar a experiência do colaborador, 54% não agiram para simplificar a experiência de seus funcionários e 47% não adotaram um modelo de segurança que permite que todos os funcionários trabalhem onde quer que estejam.

Leia mais: 5 tendências que apontam o futuro da experiência do funcionário 

Além disso, 56% ainda não permitem práticas de trabalho flexíveis, dando aos funcionários liberdade de escolha sobre como, quando ou onde trabalham.

As corporações também relatam que estão com dificuldades para otimizar os benefícios da experiência do funcionário, com 55% não conseguindo simplificar o gerenciamento e o compartilhamento de conhecimento por meio de plataformas baseadas em nuvem, IA ou automação.

O estudo identificou também que 47% das empresas não permitiram uma combinação de programas de aprendizado remoto e local para permitir o crescimento e o desenvolvimento dos funcionários.

Prever os principais componentes de um business case para implementar e ampliar a experiência do colaborador estão entre os desafios das empresas brasileiras. Quase metade disse ter dificuldade em prever os resultados (46%) e os custos envolvidos (45%) em um programa no local de trabalho – listando-os entre os três principais desafios de estratégia para esse tema.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.