Notícias

Tour de France usa big data e cloud para revolucionar corridas de bicicleta

O Tour de France 2015 usará ferramentas de análise de grandes volumes de dados, cloud computing e plataformas digitais para amplificar o desempenho de seus atletas. O projeto está sendo conduzido pela Dimension Data.

A iniciativa considera entrega de informação em tempo real. Essa é a primeira vez que a tecnologia da informação será aplicada dessa forma no circuito profissional de corridas de bicicleta.

A provedora de TI trabalhará em parceria com a Amaury Sport Organisation (ASO), organizadora do evento que reunirá 198 atletas, divididos em 22 times, na edição desse ano – que acontece de 4 a 26 de julho.

Os fãs de uma das voltas mais famosas do mundo poderão acompanhar seus ciclistas favoritos em tempo real, rastreando a velocidade, sabendo a posição exata que ocupam na corrida em relação a seus competidores e detalhes da distância entre cada atleta.

Adicionalmente, um site com acompanhamento “ao vivo” foi construído para suportar uma audiência de 17 milhões de usuários e 2 mil requerimentos por segundo. Os dados serão processados na plataforma em nuvem da Dimension Data, que está distribuída por cinco continentes consumindo mais de 350 milhões de ciclos de CPU por segundo.

A provedora de serviços irá processar e analisar os dados, tornando-os disponíveis para os fãs da competição, comentaristas esportivos, emissoras de TV e outros agentes da mídia. A ferramenta foi otimizada para uma ampla gama de dispositivos como tablets, smartphones e computadores tradicionais.

A solução de análise em tempo real vai levar os dados fornecidos por componentes de geolocalização de terceiros, realizar o tratamento e processamento dos registros, fornecendo informações tanto instantaneamente quando armazenando isso em um arquivo.

Brett Dawson, CEO da Dimension Data, enfatiza que há várias camadas de inovação no projeto. “Precisávamos  implementar uma tecnologia de ponta, na forma de análises avançadas de dados em tempo real e também uma plataforma digital altamente moderna capaz de fornecer insights que nunca estiveram disponíveis antes em uma corrida de bicicleta”, acrescentou.

O executivo afirma que a provedora está levando os recursos computacionais do Tour de France a outro nível, aproveitando recursos que vão transformar o cenário de tecnologia. Ele cita, nessa toada, elementos de Internet das Coisas, big data, infraestrutura de processamento em nuvem, ferramentas de colaboração, plataformas digitais e práticas de desenvolvimento ágil.

Segundo o diretor do Tour de France, Christian Prudhomme, os recursos computacionais vistos na edição desse ano do evento permitirão uma melhor análise da corrida, destacando as táticas das equipes e também demonstrando o papel fundamental de cada ciclista para a estratégia do time que representa.

“Agora, será possível compreender como um atleta se prepara para um sprint final a poucos quilômetros da fita de chegada, sentir o impacto do vento na velocidade do corredor e muito mais. Os nossos esforços, combinados com os da Dimension Data, irão mudar para sempre a forma como se acompanha um evento como o Tour de France”, adicionou.

A organização e a provedora de TI trabalharão em conjunto para ampliar o projeto e melhorar a plataforma até 2020. A expectativa é que a evolução da solução traga ainda mais inovações para melhorar a experiência dos expectadores e dos times. 

Recent Posts

SAP detalha medidas de suporte em meio à crise climática no Rio Grande do Sul

A recente tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul mobilizou diversas empresas da…

23 minutos ago

10 cursos gratuitos da IBM no Eu Capacito

A plataforma Eu Capacito, iniciativa do Instituto Itaqui, acaba de incluir cursos gratuitos da IBM em…

2 horas ago

ICQ sairá do ar após 28 anos

O ICQ anunciou o fim de suas atividades para o próximo dia 25 de junho.…

4 horas ago

Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

O Integrity Forum 2024, realizado pela Quality Digital em parceria com a Diligent trouxe à tona discussões sobre…

7 horas ago

Metade das organizações não tem programas de segurança para ambientes OT

Quase metade das organizações globais (49%) ainda não tem programas de segurança cibernética e de…

8 horas ago

Escolas públicas brasileiras estão mais conectadas, mas uso em sala patina

A qualidade das conexões de internet nas escolas públicas brasileiras avançou, mas o uso pedagógico…

9 horas ago