Notícias

Totvs tem estratégia de ecossistema para aproveitar onda de digitalização

Ir além do seu tradicional negócio de sistemas de gestão (ERP) para promover um ecossistema de produtos e serviços que aproveite a onda de digitalização de empresas no Brasil. Essa é a estratégia perseguida por Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs, e descrita pelo executivo na abertura do Totvs Trends, nesta segunda-feira (16).

Segundo Herszkowicz, a jornada de digitalização de companhias do Brasil foi anterior à pandemia da Covid-19, mas acabou acelerada por demandas que surgiram durante o último ano e meio. Mudanças regulatórias e inovações tecnológicas no período também ajudaram na aceleração, permitindo uma aproximação de mercados como software, marketplaces, fintechs e o setor de pagamentos.

Tudo isso, pontuou o executivo, se traduz em uma oportunidade que foi identificada pela para a Totvs. “Na medida que a gente trabalha principalmente com pequenas e médias empresas, elas têm hoje uma necessidade muito grande de um parceiro que possa ir além, que possa solucionar mais coisas para elas”, afirmou.

Para dar suporte a essa demanda, a empresa tem buscado uma atuação verticalizada. Isso significa uma atuação que passe por todas as etapas do negócio, da vendas e implantação à customização de produto e atendimento ao cliente. “Normalmente, as empresas não fazem todos esses elos da cadeia”, disse Herszkowicz. “Na medida em que nós fazemos, isso nos gera uma proximidade muito maior com o cliente”.

Estratégia em três pilares

Na prática, a estratégia se traduz na construção de um tripé de atuação para a Totvs: Gestão (ERP, RH e verticais), Techfin (crédito, serviço e pagamentos) e Business Performance. Conforme explicou o CEO, cada um dos três pilares se encontra em um momento diferente para a empresa.

“Nossa dimensão de Gestão já existe há décadas, está absolutamente consolidada. A gente tem uma presença de mercado muito forte. O momento dessa dimensão é de exponencializar as soluções que a gente já tem, focando em cloud, dados e na abordagem vertical”, disse.

Ainda sobre Gestão, Herszkowicz fez menção ao momento de transformação do mercado de ERP no Brasil, em que a participação de grandes players do setor tem sido modificada. Divulgado em maio, um estudo da FGV identificou, pela primeira vez, um equilíbrio entre SAP e Totvs no mercado brasileiro: ambas têm 33% de participação. A divisão favorece a Totvs entre empresas menores e a SAP entre as grandes. “A nossa construção de ecossistemas, nessas três dimensões, visa deixar essa disputa diferente do que se está acostumado”, afirmou.

Para Techfin e Business Performance, o momento é de diversificação e integração de serviços. Um passo importante nessas áreas veio através da recente aquisição da RD Station, anunciada em março por R$ 1,86 bilhão. Juntas, as duas divisões já representam 15% do total de receitas e 36% do crescimento da Totvs.

“Ao longo dos próximos anos, essas duas dimensões vão acrescentar crescimento para nós, mas, principalmente, acrescentar valor, soluções e integração para clientes”, pontuou Herszkowicz.

Simplificação, novas UX e proatividade

Para suportar a estratégia, a Totvs também tem focado na renovação de seus produtos. Segundo Marcelo Cosentino, líder de gerenciamento de produtos da empresa, a companhia aposta na simplificação de interface de seus sistemas e no uso de telemetria para análise de comportamento e otimização.

“Vocês verão um esforço grande nosso de UX nos produtos e no contexto do que o cliente precisa”, afirmou. “A gente quer que nossas ofertas de software estejam conectadas no momento que a necessidade do processo ou do controle esteja latente”, disse.

Outra das iniciativas que a empresa está promovendo é um programa que permitirá aos mais de 30 mil clientes de Gestão da Totvs comparar seu nível de digitalização com o de outras empresas do setor. Também com o sistema, clientes podem identificar quais soluções ainda não adotadas poderiam se encaixar com seus negócios.

A iniciativa já está disponível para o segmento de manufatura, mas será expandida para outras verticais até o final deste ano. “A ideia é que a gente seja muito mais efetivo no sentido de ouvir clientes”, disse Cosentino, reforçando que a iniciativa é anonimizada e que respeita preceitos da LGPD.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

14 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

15 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

17 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

17 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

19 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

20 horas ago