Times de vendas B2B no Brasil querem aumentar uso de TI em 2022

Segundo pesquisa do LinkedIn, CRM está entre as principais tecnologias utilizadas por vendedores

Author Photo
2:20 pm - 29 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

A pressão por digitalização acelerada durante a pandemia impactou a atuação dos times de vendas B2B. Segundo um relatório feito pelo LinkedIn, vendedores pretendem aumentar, no mínimo, 63% o uso de soluções tecnológicas em suas empresas neste ano, em comparação com 2021.

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos entrevistados estão: colaboração/apresentação virtual (61%), CRM (58%), planejamento de vendas (56%) e inteligência de vendas (53%).

O levantamento chama atenção também para o fato que as habilidades no uso do CRM tem sido altamente valorizadas pelos empregadores. Assim, estar apto ao uso inteligente deste recurso é uma competência que figura no topo da lista de preferências.

“Com o aumento das operações de vendas e receita, os dados passaram a desempenhar um papel central na forma como as organizações planejam o futuro, desde a atribuição de territórios até o direcionamento de contas, setores e geografia”, destaca o estudo.

Leia ainda: Estudo: 54% das empresas no Brasil não usam CRM

À medida que esta inteligência se torna uma realidade, mais da metade dos vendedores (53%) considera como maior desafio os dados incompletos. As outras duas principais adversidades sobre o tema são os dados imprecisos de mercado (46%) e informações desatualizadas no CRM (43%).

Sandro Carsava, Head de Soluções de Vendas do LinkedIn na América Latina, reforça que para enfrentar o desafio da inconsistência de dados é preciso investir em um conjunto de soluções tecnológicas e capacitar as pessoas para que essas ferramentas se integrem ao fluxo de trabalho das equipes. “Sabemos que a venda virtual é uma realidade no mundo atual e, para que as transformações nesse setor ocorram, não basta implementar uma tecnologia e torná-la mandatória, é preciso contar com o apoio que envolve tanto habilidades técnicas quanto recursos humanos capacitados para traduzir as necessidades dos clientes”, afirma.

Networking

Segundo o estudo do LinkedIn, a rede social desempenha papel importante para vendedores tidos como de alta performance. A pesquisa dividiu os profissionais em dois grupos, sendo os vendedores de alto desempenho os que informaram que atingiram 25% ou mais das suas metas de vendas em 2021 e o outro grupo de vendedores os que apenas atingiram suas metas durante o ano.

Aproximadamente metade (52%) dos vendedores de alta performance indica que aumentou significativamente os esforços para expandir as suas conexões no LinkedIn em 2021, em comparação com 36% do grupo de vendedores de performance inferior.

Trabalhar próximo à área de marketing também é uma estratégia de boa performance, já que 73% do grupo com melhor desempenho afirma que os leads foram “excelentes”. “As equipes de vendas de melhor desempenho entendem que o marketing, em todas as suas formas – desde a construção da marca até a geração de leads –, é fundamental para ajudar a garantir que os vendedores contatem compradores que já estejam na metade da jornada”, explica Carsava.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.