Estudo: 54% das empresas no Brasil não usam CRM

Segundo pesquisa da RD Station, empresas B2B se saíram melhor nas vendas que as B2C em 2021

Author Photo
10:30 am - 01 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

O ano de 2021 foi um ano desafiador para muitas empresas. Segundo pesquisa “Panorama de Vendas”, desenvolvida pela RD Station, 60% não bateram metas de vendas em 2021. Entretanto, as que atuam no modelo B2B tiveram um balanço melhor quando comparado ao B2C – 43% das que atendem outras empresas alcançaram os resultados estabelecidos no último ano, enquanto apenas 36% das empresas B2C fizeram o mesmo.

O estudo foi desenvolvido com base na coleta de mais de 1600 respostas de companhias de diversos portes e segmentos. Para o ano de 2022, no entanto, as empresas vislumbram um cenário mais positivo, com 67% delas esperando um crescimento de 10% a 50% ainda neste ano.

Leia ainda: Syngenta adota solução de análise de dados para incrementar vendas

O estudo também buscou investigador a digitalização das empresas e a prontidão para gestão de dados. Mais da metade (54%) ainda não utiliza uma ferramenta de CRM para as vendas. Destas companhias, 30% ainda fazem a gestão em planilhas de Excel, 14% utilizam outros meios (como sistemas de gestão – ERPs) e 10% não utilizam nenhuma ferramenta.

Na análise do estudo, esses números podem indicar um motivo para a maioria das empresas não terem batido suas metas. “Isso pode ser explicado, já que não existe a base para acompanhamento, dificultando o processo para o desenvolvimento de estratégias de vendas”, destaca a pesquisa.

O estudo também chama a atenção para a necessidade de estratégias que vão além de uma boa habilidade de negociação, um discurso estruturado e um time motivado. “Parece estranho que as empresas que não bateram suas metas em 2021 estão projetando crescimento de até 50% já em 2022. Será que os problemas já foram superados? Não dá para ficar confiando na sorte da retomada econômica somada ao dom de persuasão dos vendedores”, destaca Luís Lourenço, diretor do RD Station CRM.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.