Syngenta adota solução de análise de dados para incrementar vendas

Empresa usou solução da Alteryx para aumentar meta anual de vendas, mapeando mais de 15 mil potenciais oportunidades de comercialização

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5:04 pm - 03 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

A Syngenta, empresa especializada em soluções para o agronegócio, adotou uma ferramenta Alteryx baseada na ciência e análise de dados para ajudar a mapear novas oportunidades de negócios para sua equipe de vendas. Como resultado, conseguiu incremento de 5% em sua meta anual de vendas no Brasil no último ano fiscal. A implementação contou com o apoio da consultoria Nordica.

Presente em mais de 90 países, a Syngenta está inserida numa cadeia produtiva complexa e diversificada, que envolve fornecedores de perfis muito variados – desde a indústria química e atuação global até companhias agrícolas, produtores independentes e cooperativas de agricultores.

Com a ferramenta Alteryx, a Syngenta buscou engajar sua equipe de vendas, fornecendo dados e informações que aumentassem a performance de seus representantes. Com essa análise de dados, foram mapeadas mais de 15 mil possíveis oportunidades de comercialização de produtos complementares aos já adquiridos pelos clientes e engajar ainda mais o time de vendas para a conversão destas oportunidades de negócios no último ano fiscal.

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“Nosso papel é fornecer informações para os vendedores e parceiros cumprirem seu papel da melhor forma possível para que cresçam conosco. Com o auxílio do Alteryx, percebemos que o desempenho do nosso time poderia melhorar muito cruzando dados já existentes em nossas várias bases de dados”, explica Leonardo Sawakuchi, coordenador de inteligência comercial da Syngenta. “Entregamos ao vendedor informação relevante que o instigou a melhorar seu desempenho, e assim, com os dados em mãos ele conseguiu perceber oportunidades dentro da sua carteira de clientes com similaridades de portfólio”.

Segundo Sawakuchi, foi realizada uma pesquisa interna com 420 representantes da Syngenta e 70% dos respondentes afirmaram ter conseguido aproveitar alguma das oportunidades vindas das informações enviadas pelo setor de Inteligência Comercial.

“A ferramenta propicia um empoderamento dos analistas, onde eles mesmos conseguem manipular dados de forma simples e com isso perceber de maneira mais fácil possíveis oportunidades de negócio. O Alteryx se propõe a ser uma ferramenta para usuários não técnicos e queremos democratizar a inteligência de dados nas empresas, tornando a tecnologia mais inclusiva para que todos consigam gerar seus próprios insights”, afirma o diretor de vendas da Nordica, Hélcio Kodama.

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